![Icon: Gazeta Esportiva.com](https://image-service.onefootball.com/transform?w=96&dpr=2&image=https://filebucket.onefootball.com/2019/9/1567677109566-Gazeta_esportiva_90.png)
Gazeta Esportiva.com
·14 février 2025
Ex-Fluminense e ouro olímpico, técnico Gustavo Leal se prepara para estreia no Campeonato Chileno
![Image de l'article :Ex-Fluminense e ouro olímpico, técnico Gustavo Leal se prepara para estreia no Campeonato Chileno](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fstatic.gazetaesportiva.com%2Fuploads%2F2025%2F02%2FGes-t6EXwAA6lWs.webp)
Gazeta Esportiva.com
·14 février 2025
Após trabalho no Campeonato Mexicano no Atlético de San Luis, filial do Atlético de Madrid no México, chegando a uma semifinal inédita da liga nacional em 2023, o técnico Gustavo Leal se prepara para estrear no Campeonato Chileno por seu novo clube, o Everton, da cidade de Viña Del Mar.
Aos 38 anos, o brasileiro se notabilizou por sua passagem pelas categorias de base do Fluminense, em Xerém, entre 2014 e 2019, ao formar nomes como o volante André, do Wolves, e os atacantes Luiz Henrique, ex-Botafogo e agora no Zenit, João Pedro, do Brighton, e Evanílson, do Bournemouth, todos com convocações recentes para a Seleção Brasileira.
Pela Seleção, Gustavo Leal foi o auxiliar de André Jardine nas conquistas do Torneio de Toulon de 2019 e dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, antes de iniciar uma passagem de dois anos pelo futebol mexicano, inicialmente como auxiliar técnico de Jardine, e depois como o treinador da equipe, que sob seu comando realizou a melhor campanha da história do clube.
Contratado em dezembro pelo Everton, o brasileiro de 38 anos já soma três jogos pelo novo clube, todos pela Copa do Chile, e na noite deste domingo, visita o recém-promovido Deportes Limache, pela primeira rodada do Campeonato Chileno, fora de casa, às 20h30 (de Brasília). Tetracampeão nacional, o clube de Viña del Mar foi ao mercado e trouxe 12 reforços para voltar a conquistar o título chileno após 17 anos e disputar a Copa Sul-Americana, com início em março.
“O elenco está se fortalecendo para uma temporada que promete ser bastante exigente, com a disputa da Sul-Americana, do Campeonato Chileno e da Copa do Chile. Tenho muita confiança de que faremos uma grande campanha. Sei que esse jejum incomoda o torcedor do Everton, e os desafios me motivam, como foi no Fluminense, na Seleção e no Atlético de San Luis”, afirma Gustavo Leal.