FC Porto despede-se de Jorge Nuno Pinto da Costa: «Presidente dos Presidentes» | OneFootball

FC Porto despede-se de Jorge Nuno Pinto da Costa: «Presidente dos Presidentes» | OneFootball

Icon: Zerozero

Zerozero

·15 février 2025

FC Porto despede-se de Jorge Nuno Pinto da Costa: «Presidente dos Presidentes»

Image de l'article :FC Porto despede-se de Jorge Nuno Pinto da Costa: «Presidente dos Presidentes»

O FC Porto reagiu à morte de Pinto da Costa. Os dragões partilharam um comunicado no site e nas redes do clube com dedicatória ao «Presidente dos Presidentes», que dirigiu o clube ao longo de 42 anos.

Abaixo a mensagem partilhada pelo FC Porto:


Vidéos OneFootball


«O Futebol Clube do Porto está de luto pelo desaparecimento da maior figura da sua história. Jorge Nuno Pinto da Costa morreu este sábado com 87 anos de idade e 71 de associado, após mais de seis décadas nos órgãos sociais e de 42 anos na liderança da instituição que elevou como ninguém. Para trás deixa um legado único que orgulha toda a nação azul e branca. Os portistas festejaram 2.591 conquistas nos 15.356 dias da presidência mais duradoura e titulada de sempre. Nos 89 anos prévios à eleição de Jorge Nuno Pinto da Costa o Clube tinha vencido somente 16 troféus - sete títulos nacionais, quatro Campeonatos de Portugal, quatro Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira -, três deles já com o lendário dirigente à frente do Departamento de Futebol.  De então para cá tudo mudou. Jorge Nuno Pinto da Costa transformou os Andrades em Dragões e fez do FC Porto o Clube português com mais títulos oficiais ao erguer 23 campeonatos, 22 Supertaças, 15 Taças de Portugal, duas Taças Intercontinentais, uma Taça dos Clubes Campeões Europeus e outra Liga dos Campeões, uma Taça UEFA e uma Liga Europa, uma Supertaça Europeia e uma Taça da Liga. Com Jorge Nuno Pinto da Costa ao leme, o FC Porto sagrou-se Campeão da Europa e do Mundo em várias modalidades e escalões, decacampeão de hóquei em patins, heptacampeão de andebol, hexacampeão de bilhar, pentacampeão de futebol, quebrou jejuns que duravam há mais de três décadas, aumentou a capacidade do Estádio das Antas, construiu o Dragão e juntou-lhe um museu e um pavilhão, reabilitou o Campo da Constituição e estabeleceu parcerias que permitem continuar a usufruir do Centro de Treinos do Olival e do Complexo de Piscinas de Campanhã. Em 1977, quando Jorge Nuno Pinto da Costa assumiu a liderança do Departamento de Futebol, o FC Porto tinha 52 mil associados, 90% dos quais concentrados nos concelhos do Porto, de Gondomar, da Maia, de Matosinhos, de Valongo e de Vila Nova de Gaia. Hoje em dia, esse número ultrapassa os 147 mil e expande-se pelos quatro cantos do planeta.

Entre 23 de abril de 1982 e 7 de maio de 2024, o maior clube do Norte tornou-se o melhor clube português e cresceu dos níveis local e regional para as escalas europeia e mundial. Sem nunca esquecer as raízes, o FC Porto cresceu com a cidade e a cidade cresceu com o FC Porto. O Clube tem mais de 131 anos de história, mas há um antes e um depois de Jorge Nuno Pinto da Costa.

A partida do Presidente dos Presidentes deixa o Futebol Clube do Porto órfão da sua maior figura, do principal obreiro das grandes vitórias e do responsável máximo pela construção de uma identidade e de um legado inconfundíveis. Jorge Nuno Pinto da Costa viverá eternamente na memória e no coração de todos os portistas.»

À propos de Publisher