Portal dos Dragões
·8 avril 2025
FC Porto lança comunicado sobre lançamento de artefactos pirotécnicos por adeptos do SL Benfica e atuação policial

Portal dos Dragões
·8 avril 2025
O FC Porto emitiu um comunicado sobre o lançamento de artefactos pirotécnicos por adeptos do SL Benfica em direção aos adeptos do FC Porto e sobre a resposta das forças de segurança.
Segue o comunicado na íntegra:
“O FC Porto expressa o seu profundo lamento e condenação em relação aos incidentes ocorridos no domingo no Estádio do Dragão, envolvendo forças de segurança e adeptos do Clube.
Os incidentes foram provocados pelo lançamento de artefactos pirotécnicos por parte dos adeptos da equipa visitante, em direção à bancada ocupada por sócios e adeptos do FC Porto.
Esta situação gerou pânico e apreensão entre os presentes, incluindo crianças, e o lançamento dos artefactos resultou em ferimentos em duas delas.
Contrariamente ao que era esperado, a atuação dos agentes de segurança no local revelou-se inadequada e desmedida, culminando em cargas policiais e no uso de munições não letais por parte de um agente da Polícia de Segurança Pública (PSP), que feriu dois adeptos do FC Porto, os quais receberam assistência no local.
O Clube reuniu-se na segunda-feira com o Comando Metropolitano da PSP do Porto para investigar as causas do incidente e identificar os responsáveis, bem como os motivos que levaram à intervenção da PSP, com o intuito de atribuir as devidas responsabilidades a quem exacerbou os poderes de atuação em vez de restaurar a segurança pública.
Além de descrever os acontecimentos de domingo, o Clube recordou à PSP que comportamentos como os dos adeptos do SL Benfica são recorrentes (não apenas no Estádio do Dragão) e que os diversos incidentes ocorridos na madrugada anterior em vários locais da cidade, com o uso de artefactos pirotécnicos, indicavam a intenção de os empregar durante o clássico – o que de facto aconteceu, pondo em risco os que se deslocaram ao Estádio do Dragão.
Este é um tema que exige atenção especial e que se encontra entre as principais preocupações do FC Porto, que expressou a sua indignação pelo sucedido, lamentando que as ações preventivas não tenham sido eficazes e que a resposta das autoridades tenha falhado, colocando, mais uma vez, em risco a segurança dos adeptos do Porto.
Após esta reunião, o Comando Metropolitano da PSP iniciará um processo de investigação para apurar todos os factos e responsabilidades relacionados com os diversos incidentes que ameaçaram a segurança dos adeptos do FC Porto.
Qualquer ação que coloque em risco a segurança dos espectadores em recintos desportivos deve ser alvo de uma resposta rápida e eficaz por parte das autoridades, dos clubes e de todas as entidades responsáveis, com o objetivo de erradicar do desporto em geral, e do futebol em particular, todos os comportamentos que promovam a insegurança e a violência.
É importante recordar que esta temporada o FC Porto foi penalizado com um jogo de interdição do Estádio do Dragão devido a uma situação semelhante, em que um adepto lançou um objeto para uma bancada cheia de público.
O Clube aguarda o resultado da investigação do Comando Metropolitano da PSP, na expectativa de que os factos apurados resultem numa ação firme de todos e que os responsáveis por estes atos enfrentem as devidas consequências.”