Coluna do Fla
·21 février 2025
Flamengo acerta saída de goleiro para time da Ucrânia

Coluna do Fla
·21 février 2025
Da cura do câncer ao sonho de jogar no futebol europeu. O goleiro Raphael Nunes, do Flamengo, jogará no FC Polissya (UCR). O jovem de 19 anos, que lutou contra um tumor nos testículos até o ano passado, terá a chance de seguir a carreira no Velho Continente. O Mengão não receberá pela transação, mas ficará com 30% dos direitos econômicos do jogador.
Raphael tinha contrato com o Flamengo até janeiro de 2026 e estava no clube desde 2021. O goleiro chegou ao Mengão depois de ser observado pelo departamento de scout da base no Cruzeiro. Agora, o jogador assinou contrato de quatro anos com o time ucraniano. No entanto, o maior desafio do arqueiro foi fora dos gramados.
Quanto tinha 17 anos, Raphael foi diagnosticado com tumor no testículo, em um torneio na Europa, em julho de 2023. Durante de jogos na Croácia e na República Tcheca, o jogador levou uma bolada na região peniana e sentiu dores por alguns dias. Anteriormente, o goleiro achava que era uma situação normal da pancada. Porém, a situação foi se intensificando e tornou-se insuportável.
Durante um banho na Croácia, cinco dias depois do lance, Raphael notou um inchaço e conversou com o departamento médico do Flamengo. Após bateria de exames, o tumor foi identificado, e o cria do Ninho passou por cirurgia para retirada do câncer. Contudo, houve contato das células cancerígenas com a corrente sanguínea, que se espalhou pelo corpo, e o atleta passou por quimioterapia.
Desse modo, em abril do ano passado, após nove meses de tratamento, Raphael voltou aos treinos, reestreando em jogos apenas em julho. Assim sendo, durante a luta contra a doença, o também goleiro da base, Lucão, que jogará a Libertadores Sub-20 em março, raspou a cabeça para apoiar o amigo.
Novo time de Raphael Nunes, o Polissya, é o quinto colocado no Campeonato Ucraniano. Neste primeiro momento, o ex-Flamengo vai se revezar entre o elenco principal e a equipe B (sub-21). No clube, há alguns jogadores brasileiros, como o zagueiro João Vialle (revelado pelo Athletico-PR), o meia Talles Costa (que começou no São Paulo), o atacante Wendell Gabriel (da base do Palmeiras) e o atacante Cauã Paixão (revelado pelo Vasco).
Direct
Direct