Coluna do Fla
·21 septembre 2024
Coluna do Fla
·21 septembre 2024
Um dos principais reforços do Flamengo na temporada, De La Cruz praticamente não tem ajudado o time no Brasileirão. Seja por lesão, controle de carga ou convocações para a Seleção Uruguaia, o meia entrou em campo apenas uma vez nas últimas oito rodadas do campeonato. Na conta, já está incluído o duelo com o Grêmio, no domingo (22), no qual o time titular será poupado visando o confronto da Libertadores diante do Peñarol (URU).
Das oito rodadas do segundo turno, De La Cruz só enfrentou o Palmeiras, no empate em 1 a 1, no Maracanã. Além disso, no período, o atleta ficou no banco de reservas contra o Botafogo, no Engenhão, mas nem chegou a calçar as chuteiras, ficando apenas com tênis. Já nos outros seis embates, o meia acabou fora da lista de relacionados.
Grêmio – desfalque, poupado Vasco – desfalque, lesionado Corinthians – desfalque, lesionado Bragantino – desfalque, lesionado Botafogo – banco (não entrou) Palmeiras – titular, jogou 78 minutos São Paulo – desfalque, poupado Atlético-GO – desfalque, controle de carga
Se as participações de De La Cruz no segundo turno do Brasileirão são baixas, no primeiro, o cenário não muda muito. Das 19 rodadas, o meia atuou nas sete primeiras e nas duas últimas. Ou seja, menos de 50%. No entanto, o motivo da longa ausência foi a convocação para a Copa América, quando desfalcou o time das jornadas oito a 17.
Se De La Cruz tem dez participações em 25 jogos do Flamengo no Brasileirão, a média é maior nas copas. Das nove partidas do Mengão na Libertadores, o camisa 18 participou de oito. Nico só ficou de fora da estreia, contra o Millonarios (COL). Já em seis compromissos da Copa do Brasil, o ex-River Plate (ARG) esteve em quatro, sendo ausência nos duelos de volta contra Palmeiras e Bahia.
Assim sendo, fora da partida contra o Brasileirão no domingo (22), De La Cruz volta a campo na quinta-feira (26), contra o Peñarol (URU), pela volta das quartas de final da Copa Libertadores da América. Desse modo, a bola rola a partir das 19h (horário de Brasília), no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, no Uruguai. Como perdeu na ida, por 1 a 0, o Rubro-Negro precisa da virada para avançar às semifinais.