MundoBola Flamengo
·12 mai 2025
Histórico do Flamengo no Brasileirão Sub-17: títulos, campanhas e craques revelados

MundoBola Flamengo
·12 mai 2025
Enfim, aproxima-se o dia de começar a disputa do Brasileirão Sub-17, principal competição da categoria no país. E o Flamengo, mais uma vez, chega embalado pelas boas campanhas na competição, ainda tentando desempatar com o Palmeiras e se tornar o maior campeão da história.
Atualmente, o Rubro-Negro tem dois títulos do Brasileirão Sub-17 (2019 e 2021), que começou a ser disputado sob os atuais moldes em 2019. O Palmeiras tem as mesmas duas taças (2022 e 2023), assim como o Fluminense (2020 e 2024).
Assim, como um esquenta para a competição, destacamos o retrospecto do Flamengo no Brasileirão Sub-17, assim como os títulos e algumas das revelações mais marcantes.
A trajetória no Brasileirão Sub-17 já começou da melhor forma possível, com o título de 2019. Primeiro, o time passou em segundo na fase de grupos, que dispunha os 20 concorrentes em duas chaves de dez.
Com 18 pontos em nove jogos, o Flamengo passou em segundo, atrás do Grêmio. A partir daí, eliminou Athletico-PR nas quartas, São Paulo na semifinal e Corinthians na decisão para ficar com o título.
Além das duas vezes em que saiu com o título, o Flamengo chegou ao mata-mata em todas as edições que jogou, menos uma — a de 2022. Na ocasião, o time caiu na primeira fase, na quinta colocação do Grupo B, com 13 pontos em nove jogos.
De resto, o Rubro-Negro sempre foi ao mata-mata. Após o título de 2019, o Flamengo chegou na semifinal na edição seguinte, mas caiu para o Athletico-PR — que seria vice para o Fluminense. Na fase anterior, havia eliminado o Palmeiras.
Em 2021, veio o bi. Primeiro colocado na fase inicial, com 24 pontos em nove jogos, o Rubro-Negro eliminou Atlético-MG, São Paulo e Vasco rumo ao título. E com direito a virada emocionante na decisão.
O Flamengo chegou embalado por uma campanha ainda invicta no mata-mata, com duas vitórias sobre o Atlético-MG e uma sobre o São Paulo, além de um empate contra os paulistas. Mesmo assim, perdeu o primeiro jogo da final, logo em clássico contra o Vasco, por 3 a 1.
O gol daquele jogo, inclusive, foi marcado por Matheus Gonçalves, hoje atleta do time profissional do Flamengo. Os Crias do Ninho, porém, ignoraram as dificuldades e venceram na volta por 4 a 1, selando o bicampeonato. Victor Hugo e Petterson marcaram duas vezes cada.
Após a eliminação na fase de grupos em 2022, o Flamengo voltou a brigar pelo título no Brasileirão Sub-17 de 2023 e passou com tranquilidade às quartas de final, no segundo lugar do Grupo A.
Após eliminar o Athletico-PR com um sonoro 6 a 2 no agregado, todavia, o Rubro-Negro caiu para o São Paulo, tradicional adversário das semifinais. Na final, o Tricolor sucumbiu para o Palmeiras.
Por fim, a última campanha veio no ano passado. Classificado em terceiro lugar no Grupo A, o Flamengo caiu logo no primeiro mata-mata, as quartas de final, para o Fluminense. Depois do 1 a 1 na partida de ida, o rival venceu por 2 a 0 na volta.
Em 2025, o Flamengo terá a oportunidade de se desgarrar de Palmeiras e Fluminense para se tornar o primeiro tricampeão do Brasileirão Sub-17.
E os títulos do Flamengo no Brasileirão Sub-17, naturalmente, vieram à base de muito talento. De destaque ou não no time principal, o fato é que vários nomes bem conhecidos pela torcida fizeram parte dessas campanhas. Confira alguns deles abaixo:
Dono de dez jogos no Brasileirão Sub-17, sete em 2022 e três em 2023, Lorran segue no Flamengo até hoje. Após subir aos profissionais, foi devolvido ao sub-20 por não fazer parte dos planos de Filipe Luís.
Até por isso, foi protagonista de uma novela durante a janela de transferências envolvendo o CSKA-RUS, interessado em adquirir o atleta. No entanto, a negociação caiu em cima da hora.
Autor do gol que manteve as chances de título em 2021, Matheus Gonçalves segue no Flamengo até hoje — mas como membro do elenco profissional. Pouco utilizado por Filipe Luís ao longo de 2025, jogou dez vezes na atual temporada e marcou dois gols. Tem contrato até o fim de 2027.
Autor de dois dos quatro gols na goleada sobre o Vasco, que garantiu o título de 2021, Petterson chegou a jogar como profissional pelo Flamengo em alguns jogos dos anos seguintes, mas não se firmou.
De lá para cá, o atacante foi emprestado a Athletico-PR, Estrela Amadora-POR e Juventude, time que defende em 2025. Até hoje, entretanto, segue como jogador do Flamengo e tem contrato até o fim do ano.
Integrante do Flamengo na edição de 2020, Werton não conseguiu ser campeão do Brasileiro Sub-17 pelo Rubro-Negro. Mesmo assim, chamou atenção na base e foi rapidamente alçado aos profissionais.
No entanto, também não se firmou e atraiu interesse do Leixões-POR, clube para o qual se transferiu no ano passado. Por lá, já disputou 33 jogos na atual temporada, com sete gols e três assistências, e mostra grande adaptação.
Destaque do time que foi campeão do Brasileirão Sub-17 de 2019, o primeiro do Flamengo, o atacante Ryan Luka não teve o futuro que se esperava — pelo menos até o momento.
Após fazer apenas quatro jogos como profissional do Flamengo, o jovem se transferiu para o Fortaleza, onde passou a defender o sub-20 em 2023. De lá, foi vendido para o Samgurali Tskaltubo-GEO e hoje está no Savoia, da quarta divisão do futebol italiano.
Outro campeão do Brasileirão Sub-17 pelo Flamengo, Matheus França ergueu a taça da edição 2021. Tratado como promessa desde muito jovem, o atacante chegou a disputar mais de 50 jogos pelo Flamengo no time profissional, entre 2021 e 2023.
Depois, porém, foi vendido ao Crystal Palace-ING e chegou a jogar no sub-21 por algum tempo. Atualmente, já integrado ao time principal, Matheus França tenta se livrar de vez das lesões para ter sequência. Jogou cinco vezes e marcou um gol na atual temporada.
Companheiro de Matheus França na campanha do título de 2021, Victor Hugo marcou nove gols naquela edição. Mesmo sendo volante, fez apenas quatro tentos a menos que o artilheiro Emerson, do Athletico-PR.
A estreia como profissional veio logo no ano seguinte, e com 37 jogos pelo time de cima. Victor Hugo acabou sendo bastante utilizado pelo Flamengo e, antes de partir para a Europa, entrou em campo 105 vezes e marcou seis gols.
Hoje, o volante está emprestado pelo Flamengo ao Göztepe-TUR, em contrato que só vai até o fim de junho. Com o retorno próximo, resta saber como Filipe Luís pretende utilizar o volante. O vínculo com o Rubro-Negro vai até o fim de 2028.
Grande promessa das categorias de base do Flamengo, Lázaro participou do título do Flamengo no Brasileirão Sub-17 de 2019 — e com destaque absoluto: foi artilheiro do campeonato, com 14 gols.
Para se ter uma ideia da distância, Cacá (Corinthians) e Felipe Felicio (Atlético-MG) ficaram logo abaixo do atacante do Flamengo, com oito gols para cada.
A vida de Lázaro no Flamengo, todavia, não foi como se esperava. O jovem teve brilhos aqui e ali entre 2020 e 2022, mas não se firmou e foi vendido ao Almería-ESP. Chegou a ser emprestado ao Palmeiras em 2024, mas já voltou ao time espanhol e jogou 14 vezes na temporada atual, com um gol e uma assistência.
Por fim, outro vencedor do título de 2019 que não conseguiu se firmar como profissional do Flamengo. O zagueiro atuou em alguns jogos entre os profissionais, mas acabou emprestado a Atlético-GO e Bahia para ganhar rodagem em 2022.
De volta ao Flamengo, não foi aproveitado novamente e partiu para o Leixões, primeiro por empréstimo e depois comprado. Hoje, encontra-se emprestado pelo time português ao Oliveirense-POR, da segunda divisão.
Com o início de mais uma edição se aproximando, o Flamengo pensa naturalmente em mais um título do Brasileirão Sub-17 em 2025. E o elenco chega com bons nomes para buscar a taça.
O principal deles, certamente, é o jovem Ryan Roberto, que alimenta esperanças do clube aos 16 anos. Kaio Gomes também tem brilhado no sub-17, assim como o atacante Victor Hugo.
Mais atrás, o time renovou recentemente com o zagueiro Daniel Thuram, outro considerado um dos talentos para o futuro, e tem a proteção do goleiro Gabriel Werneck.
Por fim, o meio-campo também conta com alguns nomes de destaque, como Davi Waisman, Matheus Tiago e Luiz Felipe.
A trajetória do Flamengo Sub-17 na temporada ainda tem a disputa do Campeonato Carioca, em que o time ocupa a segunda colocação, três pontos atrás do Botafogo. Na Copa do Brasil, foi eliminado na semifinal para o Vasco.
Direct