Zerozero
·24 janvier 2025
Zerozero
·24 janvier 2025
Na chuvosa noite de Arouca, os Lobos venceram o Moreirense (1-0) e continuam a boa recuperação em fuga aos lugares de perigo de despromoção. Jason - que ficou no banco de suplentes -, foi herói e fez com que os arouquenses chegassem aos oito pontos nos últimos quatro jogos.
O primeiro tempo foi bem disputado, com domínio territorial e de oportunidades dos canarinhos, mas sem golos. O segundo de duelos e não tão bem jogado - relvado e chuva não ajudaram - mas com o galego Jason a aparecer para resgatar os três pontos dentro de portas.
A abrir a 19ª jornada da Primeira Liga, o Moreirense deslocou-se a Arouca num friorento início de noite de sexta-feira. Os da casa eram os mais aflitos - apenas um ponto acima da linha de água -, enquanto os cónegos, mais seguros na tabela, tentavam dar um pontapé na crise que já durava há seis jogos.
Os primeiros momentos do jogo foram dos forasteiros mas o Arouca rapidamente tomou as rédeas. Fukui teve o primeiro lance de perigo e foi a melhor solução para a vertente ofensiva dos arouquenses: a receber entrelinhas, foi pautando os ataques e ditando os ritmos, juntamente com David Simão.
A resposta do Moreirense surgiu por volta do meridiano do primeiro tempo. Madson e Buta, pela esquerda, foram os mais perigosos, com Alanzinho - o habitual criativo da equipa -, a mostrar-se muito apagado e algo escondido.
Ao intervalo manteve-se o nulo nas duas balizas, apesar do Arouca ter um novo ascendente e a chegar com perigo à baliza de Kewin. Henrique Araújo, Trezza e David Simão: todos tentaram, mas alguma falta de eficácia dos Lobos de Arouca levou o jogo empatado para o descanso.
A chuva, que começou a cair no final do primeiro tempo, agravou-se durante o intervalo, deixando o relvado mais rápido no reatar da partida. Ao contrário do tapete verde, as equipas entraram algo lentas no segundo tempo, sem fio de jogo e com pouca capacidade de chegar às balizas contrárias.
Os técnicos mexeram nas equipas por volta da hora de jogo e, por sua vez, o Moreirense melhorou significativamente. Schettine assistiu Alanzinho pouco depois de ser lançado, mas o brasileiro rematou transviado por cima. Leonardo Buta foi crescendo com o jogo e assumiu-se como um dos melhores da turma de César Peixoto, expulso por protestos por volta do minuto 50´.
O empate parecia persistir na chuvosa noite de Arouca mas Jason - lançado na segunda parte por Vasco Seabra - teve outros planos. Perda de bola displicente de Rúben Ismael bem perto da área e Fukui recuperou e serviu o dez arouquense para uma excelente finalização. Em jeito, longe do alcance de Kewin e na primeira oportunidade: o suplente perfeito a trazer a eficácia que faltava.
Ivo Rodrigues, de regresso a Arouca, foi lançado perto dos últimos minutos para tentar trazer alguma vitalidade aos cónegos, que não conseguiram criar praticamente nada até ao apito final de Carlos Macedo.
Balão de oxigénio para uns, crises agravadas para outros.
Direct
Direct