João Félix pode transformar o ataque do Flamengo, analisa Falso 9 | OneFootball

João Félix pode transformar o ataque do Flamengo, analisa Falso 9 | OneFootball

Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·6 mai 2025

João Félix pode transformar o ataque do Flamengo, analisa Falso 9

Image de l'article :João Félix pode transformar o ataque do Flamengo, analisa Falso 9

João Félix é o nome do momento. O português é especulado no Flamengo, que já estaria conversando com seu representante, Jorge Mendes.

Por isso, o analista tático Victor Nicolau, do canal Falso 9, publicou uma análise do jogador, opinando ainda sobre como o atleta se encaixaria no sistema do Flamengo de Filipe Luís.


Vidéos OneFootball


João Félix teria rápido impacto no ataque do Flamengo

Ele inicia a análise apontando as multifunções de João Félix, elogiando a presença do atleta na área.

"Pode jogar em algumas posições, mas tem sido meia, que finaliza bastante as jogadas. Na La Liga 2024, foi um dos jogadores que mais chutava. Empatado com Vini Jr. Embora não seja um grande artilheiro, tem muito toque na área e presença na área", inicia.

Além disso, o impacto inicial mais fácil de ser visto com João Félix no time seria certamente a quantidade de tentativas de chutes, algo que pode faltar ao atual time do Flamengo.

"É um jogador que chuta muitas vezes. Para um time como o Flamengo, que tem dificuldades de ter caras que queiram ter a atitude de chutar, pode ser uma boa. Só esse aspecto faria valer à pena", comenta.

Além disso, João Félix está acostumado ao futebol europeu, que é mais físico, e chegaria ao Rio de Janeiro pronto para aguentar a intensidade de qualquer partida.

"Forjado na Europa, está acostumado ao embate físico. Tem força e consegue dominar o próprio corpo para não perder as disputas por ser um jogador mais franzino", opina.

Armador: João Félix tem bom passe e dá muitas assistências

Outra qualidade destacada é o passe de João Félix, que se destaca em assistências.

"É muito técnico e tem muito passe. Foi o oitavo em assistências na La Liga. Tem bom passe e capacidade de colocar companheiros na cara do gol com simplicidade. Não é um jogador plástico, mas assertivo", analisa.

Apesar de ter começado como atacante, essa característica o fez se tornar um atleta de armação.

"É um jogador com capacidade de pifar companheiros, e usa isso cada vez mais. Ele começou a carreira como atacante, mas agora, é mais de corredor central ou mesmo jogando da esquerda para dentro", comenta.

João Félix também consegue driblar, apesar de não ser um especialista.

"Também tem drible. Não é plástico, mas é muito técnico. Dribla bastante em direção ao gol. Foi o 10º em drible na La Liga, aproveitamento parecido com o de Vini Jr, em quantidade parecida com a de Rodrygo", compara.

João Félix pisa muito na área, apesar de jogar mais recuado.

"Se projeta bastante e toca muito na área. Foi o oitavo daquela La Liga em toques na área. É agressivo, de ataque a área, partindo especialmente de trás. Sabe puxar contra-ataque e é objetivo", analisa.

Por fim, João Félix também é útil na marcação.

"Sem bola, tem muita capacidade. Desarma muito. Não desiste, é muito aguerrido. É um cara que faz bastante jogada de desarme ofensivo, com uma marcação vigorosa", complementa.

O problema de João Félix na Europa

Mesmo com tantas qualidades, João Félix pode não conseguir permanecer no Velho Continente, vindo ao Flamengo. O analista explica os motivos.

"Com tudo isso, como está especulado para vir, e não para continuar na Europa? Ele acabou ficando sem muita posição para ser um cara do preço que ele é para os europeus. Não é tão goleador para ser centroavante. Não é tão determinante para ser ponta. Não é tão driblador, criador, brilhante", avalia.

Além disso, a quantidade de erros em comparação aos concorrentes pelas vagas nos times também é maior.

"Erra mais vezes do que é necessário. Esse cara vai ter pouco espaço, não vai ganhar a competição contra os caras que vai disputar. No Milan, na esquerda, tem o Rafael Leão, um dos melhores do mundo. No meio, Pulisic. O Milan não vai priorizar esse cara", completa.

Português pode se destacar na América do Sul

Para o analista, a contratação seria ótima para o Flamengo, e João Félix pode ter muito sucesso jogando no continente.

"Se a ideia é trazer para a posição do Arrasca, é brilhante. Como um cara que alterne a posição, brigue. É um cara mais flecha do que arco. É incisivo, já foi atacante e jogou em dupla de ataque com sucesso. Jogou como ponta, é ponta de entrelinhas. Também pode fazer ponta de profundidade, tem explosão para isso. Tem caráter decisivo para fazer gol, principalmente em nível de América do Sul", opina.

Por fim, ele parafraseia Arrascaeta para afirmar que o português renderia no futebol sul-americano.

"O porte físico dele se encaixa no que o Arrasca falou, sobre se considerar um grande meia para a América do Sul, e que na Europa, o estilo de jogo dele talvez não se encaixasse. O João Félix, apesar de ser europeu, daria mais certo no futebol sul-americano, que entrega mais espaços no entrelinhas", finaliza. Veja a análise completa abaixo.

À propos de Publisher