
Central do Timão
·24 février 2025
Jogos do Corinthians em Itaquera reúnem mais de 25% do público de toda a fase de grupos do Paulista

Central do Timão
·24 février 2025
Na noite deste domingo, 23, o Corinthians finalizou sua campanha na fase de grupos do Campeonato Paulista. Jogando na Neo Química Arena, o time contou com dois gols de Romero para empatar em 2 x 2 com o Guarani. O resultado garantiu a liderança do time na classificação geral do torneio e a invencibilidade corinthiana em Itaquera, diante de mais de 44 mil torcedores presentes no estádio.
Jogar na Neo Química Arena lotada tornou-se regra para o Corinthians nos últimos anos, com o time mantendo com frequência uma lotação próxima ou acima dos 90% da capacidade do estádio. Nesta primeira fase de Campeonato Paulista, porém, a força da Fiel torcida ficou ainda mais evidenciada, conforme mostra levantamento feito pelo jornalista e analista de dados Lucas Oliveira e publicado no X (antigo Twitter).
Foto: Vinícius Lúcio/Central do Timão
Todas as 16 equipes do Campeonato Paulista realizaram seis jogos em casa nesta fase de grupos, e nenhum time se destacou mais do que o Corinthians em presença de torcedores nos estádios. As seis partidas do Timão em Itaquera ficaram entre os sete maiores públicos da fase de grupos do estadual, ocupando do segundo ao sétimo lugar no ranking. Considerando os jogos como visitante, o Corinthians passa a figurar em oito dos dez jogos no topo da lista (veja no final do texto).
Sendo o único time a levar mais de 40 mil torcedores em todos os seus compromissos em casa, o Corinthians somou um público de 260.697 torcedores nessa fase do Paulistão. Para se ter uma ideia da grandeza desse número, é praticamente o mesmo total de público que todos os jogos em casa de Ponte Preta, Noroeste, Portuguesa, Internacional de Limeira, Água Santa, Red Bull Bragantino e Guarani, somados.
Outra maneira de constatar como a torcida corinthiana foi diferenciada é analisando o público total do Campeonato Paulista nesta fase de grupos. Ao todo, ela atraiu um total de 1.014.417 torcedores em 96 jogos. Isso significa que, sozinho, o Corinthians foi responsável por atrair 25,7% do público do torneio, mesmo sendo responsável por somente 6,3% dos jogos.
Mesmo quando visitante, o Corinthians foi garantia de sucesso de público para seu adversário, sendo responsável pelos maiores públicos de Portuguesa (17.087 torcedores) e Red Bull Bragantino (10.153 torcedores) e pelos segundos maiores públicos de Novorizontino (9.310 torcedores) e Ponte Preta (8.896 torcedores), sendo que contra a equipe de Campinas, apenas o Derby contra o Guarani reuniu mais torcida.
Mesmo nos clássicos que disputou fora, o Corinthians motivou a torcida rival a comparecer mais ao estádio. O público presente no Morumbis para o Majestoso (54.865 torcedores) não foi apenas o maior do estadual, como representou 36,8% de toda a torcida que o São Paulo conseguiu levar para seus jogos em casa. Já o Derby contra o Palmeiras foi o segundo maior público do Allianz Parque (32.029 torcedores), mesmo com um setor do estádio inutilizado na ocasião devido a um evento que ocorreria dias depois.
Com o mando corinthiano garantido para o jogo das quartas de final diante do Mirassol, no próximo final de semana, é alta a probabilidade de que o Timão ultrapasse a marca de 300 mil torcedores em casa pelo Paulistão. Para isso, basta que 39.303 corinthianos estejam na Neo Química Arena no dia para apoiar o time.
Top-10 públicos (totais) da fase de grupos do Paulistão
São Paulo 3 x 1 Corinthians: 54.855 torcedores
Corinthians 2 x 1 Santos: 47.695 torcedores
Corinthians 2×2 Guarani: 44.506 torcedores
Corinthians 2 x 1 Noroeste: 42.897 torcedores
Corinthians 2 x 1 Velo Clube: 42.183 torcedores
Corinthians 2 x 0 São Bernardo: 42.0640 torcedores
Corinthians 2 x 1 Água Santa: 41.352 torcedores
Palmeiras 0 x 0 São Paulo: 37.985 torcedores
Palmeiras 1 x 1 Corinthians: 32.029 torcedores
São Pauo 1 x 0 Guarani: 28.360 torcedores
Veja mais: