Clube Atlético Mineiro
·25 novembre 2024
Clube Atlético Mineiro
·25 novembre 2024
Na noite desta segunda-feira (25/11), o Conselho Deliberativo do Atlético Associação aprovou, de forma unânime, a criação do “Memorial da Sede do Galo”, projeto que irá abrir as portas do atual prédio administrativo para uma experiência visitável aos seus torcedores. Estiveram presentes na reunião de 164 conselheiros.
O encontrou foi conduzido por Ricardo Guimarães, presidente do Conselho, e o presidente Sérgio Coelho. O projeto foi apresentado por Emmerson Maurílio, jornalista, pesquisador, colaborador do Clube e presidente do Centro Atleticano de Memória, que também está à frente do Museu do Galo na Arena MRV.
“O Atlético ocupa essa região do bairro de Lourdes há 95 anos, quando houve a inauguração do extinto estádio Antônio Carlos. A sede do Galo, chamada de edifício Carijó na sua concepção, foi idealizada em 1959 e inaugurada em 1962. Agora, o prédio será preservado pela associação com o Memorial, que contará os detalhes do lado administrativo do Clube”, disse Emmerson.
O projeto – O Memorial ocupará uma parte do andar térreo, onde está a atual vitrine de troféus, e todo o 1º pavimento da sede, alcançando uma área de aproximadamente 850 m². Além disso, o auditório, localizado no 2º e último pavimento, também poderá ser utilizado para receber o público em seminários, palestras e encontros.
A captação financeira do projeto será feita via Lei Federal de Incentivo à Cultura. O custo do projeto é de R$ 4,7 milhões. O próprio espaço no qual será instalado o Memorial fará parte da preservação e valorização patrimonial material e imaterial do Atlético. A sede administrativa de Lourdes é um ponto de referência e local de grandes manifestações populares da Massa do Galo!
Ficou decidido que, pelos próximos 20 anos, os trabalhos do Memorial da Sede do Galo serão geridos e executados pelo Centro Atleticano de Memória, que funciona como instituição sem fins lucrativos com a missão de auxiliar nos cuidados do acervo histórico do Clube, resgatando, preservando e divulgando o legado do Atlético.
O objetivo é criar uma conexão importante com outro projeto já em andamento, se tornando um braço do futuro Museu do Galo, que será instalado na Arena MRV.
Importante ressaltar que a Sede do Galo também funcionará como um ponto de apoio às crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio do Instituto Galo, e aos ex-jogadores, através da Associação de ex-atletas do Atlético.
O coração da Massa- Fundada em março de 1962, a sede social se tornou um ponto de encontro de atleticanos, turistas e amantes do futebol. Criou-se a cultura de celebrar títulos, fazer vigílias e eternizar momentos em um dos locais que mais simbolizam a tradição do Galo.
O prédio se tornou um lugar de memória para a Massa, que enxerga nele uma das suas mais especiais sensações de pertencimento. Por isso, nada mais justo que partilhar e contar um pouco de tudo e sobre aqueles que ajudaram a criar esta mística da Sede e do seu entorno, como os grandes funcionários e personagens, modalidades esportivas já praticadas, a reconstrução do antigo departamento técnico com as mobílias da época, as históricas vendas de ingressos e suas filas que dobravam o quarteirão, e o Estádio Antônio Carlos, entre outras futuras exposições.
Início das obras – As obras de implantação do novo Memorial do Galo estão planejadas para começar nos próximos meses, com conclusão prevista para o início de 2026. Veja abaixo o material do projeto!
Centro Atleticano de Memória – Responsável pelo Memorial da Sede de Lourdes, o Centro Atleticano de Memória é uma instituição sem fins lucrativos oficialmente lançada em 2006.
Desde então, torcedores, colecionadores, pesquisadores, ex-atletas e outros personagens do clube se uniram ao Atlético para ajudar a cuidar do seu acervo histórico. A missão do Centro é: “Coletar e preservar todas as informações existentes a respeito do Clube Atlético Mineiro, organizá-las em sua forma física e digital, além de torná-las acessíveis e disponíveis, possibilitando a qualquer um vivenciar o que é ser Atleticano”.
O trabalho do Centro Atleticano de Memória está presente na preservação do Memorial das Taças e foi responsável pela decoração Sede, com os quadros contando os feitos da história atleticana. O portfólio ainda inclui exposições de camisas e a produção de conteúdos audiovisuais, como as Sessões em Preto e Branco e o documentário “O Imortal do Gelo”.
Restaurante na Sede – Aos torcedores mais antigos que se acostumaram a frequentar o antigo restaurante anexo à sede durante a década de 1980, também foi aprovada pelo Conselho a locação de parte do andar térreo para a operação de um novo estabelecimento gastronômico temático do Atlético.
O local será mais uma atração no bairro para familiares e amigos se reunirem e celebrarem o Galo. Os conselheiros do Atlético autorizaram a Diretoria da associação a definir os termos da área a ser alugada ao restaurante, bem como condições do contrato, como tempo e valor da locação.
Outras votações do Conselho – além das definições para a criação e implementação do Memorial da Sede do Galo, o Conselho Deliberativo do Atlético tomou outras decisões. Houve a aprovação unânime do Orçamento do exercício de 2025 da associação.
Nesse momento, o diretor-geral Paulo Braz fez uma explanação das melhorias e planejamento de evolução dos clubes de lazer do Galo – Vila Olímpica e Clube Labareda. Entre elas, investimento ao campo de futebol da Vila, que é, também, o local de treinamentos das Vingadoras.
O plano é de aumentar em 100% o faturamento da associação na comparação de 2023 para 2025, sendo um crescimento de 40% na projeção de geração de caixa entre 2024 e 2025. “Há um crescimento notável nas receitas da associação, e não vamos parar por aí. Temos uma grande margem crescimento”, disse Paulo Braz.
Na reta final da reunião, a diretoria da associação foi autorizada pelo Conselho para planejar locação de outras áreas da Sede, bem como definição dos parâmetros das referidas áreas e os termos e condições desses possíveis contratos. Também houve a aprovação sobre o nome de conselheiros beneméritos a serem remidos do pagamento da taxa condominial dos clubes recreativos do Galo dos quais sejam associados.
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico