Gremistas
·7 mai 2025
No Fluminense, Renato vira desfalque em jogo na altitude por recomendação médica

Gremistas
·7 mai 2025
O técnico Renato Portaluppi, ex-Grêmio, não estará à beira do campo na partida entre Fluminense e San José, marcada para esta quinta-feira (07), em La Paz, pela Copa Sul-Americana. Ele permanecerá no Rio de Janeiro, onde comandará os treinos do elenco principal, que será poupado da viagem.
A equipe que entrará em campo deve ser formada por jogadores reservas e jovens das categorias de base de Xerém, sob o comando do auxiliar técnico Alexandre Mendes. A ausência de Renato na viagem foi recomendada por orientação médica.
O treinador, que passou por um procedimento cardíaco conhecido como ablação para tratar uma arritmia quando ainda comandava o Grêmio, foi aconselhado a evitar locais de grande altitude. La Paz está situada a 3.637 metros acima do nível do mar, o que pode representar riscos à saúde, especialmente para quem tem histórico cardíaco. Atualmente, Renato lidera o time tricolor na temporada.
Na liderança do Grupo F, o Fluminense soma sete pontos, com duas vitórias e um empate. O Once Caldas aparece em segundo lugar, com seis pontos. Completam a chave o Unión Española, com dois pontos, e o San José, com apenas um.
A delegação do Fluminense já está na Bolívia e, entre os relacionados, em meio a muitos jovens, alguns nomes mais experientes chamam atenção: o zagueiro Manoel, o lateral Renê, o meia Renato Augusto e Thiago Santos, volante que atualmente atua como zagueiro.
Com uma passagem conturbada pelo Grêmio, Thiago Santos é uma das principais referências em experiência para o duelo e deve começar como titular, formando dupla de zaga ao lado de Manoel no confronto válido pela Sul-Americana.