Palmeiras Online
·13 novembre 2024
Palmeiras Online
·13 novembre 2024
Nesta terça-feira (12 de novembro), a CBF divulgou os detalhes do calendário do futebol brasileiro em 2025. Assim, para conseguir paralisar a Série A do Brasileirão durante a disputa do Super Mundial de Clubes, que ocorrerá entre junho e julho, nos Estados Unidos, os estaduais ocuparão um período menor de tempo, iniciando na segunda semana de janeiro e finalizando no dia 26 de março.
Por sua vez, o Campeonato Brasileiro terá início no dia 29 de março e vai até o dia 21 de dezembro. Dessa forma, doze rodadas serão disputadas antes do Mundial, que terá participação de quatro clubes brasileiros: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e o campeão da Libertadores de 2024 (Atlético-MG ou Botafogo).
PARTICIPE E SIGA O PALMEIRAS ONLINE NOS CANAIS E REDES SOCIAIS+ Receba notícias do Verdão direto no seu e-mail+ Apostas Palmeiras + Canal do Palmeiras Online no WHATSAPP+ Siga no Facebook+ Instagram+ Twitter+ Inscreva-se no Youtube+ Podcast+ Canal do Telegram
Outro ponto importante a se ressaltar é que, com o término do Brasileiro previsto para o dia 21 de dezembro, haverá um choque de datas com a Copa Intercontinental, torneio anual. Ainda assim, os clubes estão cientes do risco e concordaram com a decisão.
Taça do Campeonato Brasileiro.
Uma das novidades no calendário está na Copa do Brasil. Apesar de manter o formato atual, com finais nos dias 5 e 12 de novembro, a CBF também confirmou que as semifinais passarão a ser disputadas aos finais de semana, com o objetivo de evitar proximidade com as Datas Fifa.
Já a Supercopa do Brasil, disputada entre os campeões da Série A e da Copa do Brasil de 2024, está marcada para o dia 2 de fevereiro, em Belém.
Por fim, o calendário foi aprovado por quase todas as federações estaduais, com a única exceção sendo a Federação Paulista de Futebol. Inclusive, o seu presidente, Reinaldo Carneiro Bastos, fez duras críticas à proposta apresentada pela CBF.
“Conseguimos com muito diálogo fazer um calendário melhor para clubes, federações, atletas, dirigentes e fãs do futebol brasileiro. Dialogamos exaustivamente com as Federações e a Comissão Nacional de Clubes e contamos com o apoio dessas instituições para avançarmos. O Brasileiro vai durar dez meses, acrescentamos a paralisação do campeonato durante o Mundial de Clubes da Fifa e ainda conseguimos manter as Datas Fifas sem jogos no calendário brasileiro”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.