Portal dos Dragões
·20 janvier 2025
Portal dos Dragões
·20 janvier 2025
Na madrugada desta segunda-feira, o FC Porto comunicou o início de negociações com o treinador Vítor Bruno para a cessação do vínculo que o une aos dragões, “com efeitos imediatos”.
Este anúncio surgiu num momento em que o técnico de Coimbra, de 42 anos, se encontrava em reunião de emergência com todo o elenco, o presidente do FC Porto, André Villas-Boas, e outros membros da SAD, no Estádio do Dragão, no Porto, logo após o regresso da equipa de Barcelos, onde o FC Porto sofreu uma derrota para o Gil Vicente no domingo, no início da segunda volta do campeonato.
Vítor Bruno, que foi promovido em junho de 2024 como sucessor de Sérgio Conceição, com quem colaborou nos últimos 12 anos, viu a sua ligação com o FC Porto ser interrompida após sete temporadas, não conseguindo resistir à segunda sequência de três derrotas em várias competições em 2024/25.
O segundo revés consecutivo na I Liga resultou na descida para o terceiro lugar, com 40 pontos, a quatro do líder isolado e campeão nacional Sporting e a um do segundo classificado, o Benfica.
Na Liga Europa, o FC Porto ocupa a 18.ª posição, em qualificação para o play-off, após acumular oito pontos em seis de oito jornadas, estando a três das oito vagas de acesso direto aos oitavos de final.
A época tinha começado com uma vitória emocionante sobre o Sporting na Supertaça Cândido de Oliveira (4-3, após prolongamento), em Aveiro, onde o FC Porto conseguiu inverter uma desvantagem de três golos, e Vítor Bruno conquistou um troféu na sua estreia como técnico principal.
As campanhas inconsistentes no campeonato e na Liga Europa alternaram com a eliminação na Taça de Portugal, uma competição que o FC Porto tinha conquistado nas últimas três épocas, após uma derrota com uma reviravolta na visita ao Moreirense (1-2), na quarta eliminatória, e nas meias-finais da Taça da Liga, com o desaire contra o Sporting (0-1), em Leiria.
Vítor Bruno, a primeira escolha técnica da direção liderada por André Villas-Boas, deixa o clube com um registo de 19 vitórias, três empates e oito derrotas, em 29 jogos ao serviço do FC Porto, onde já trabalhava desde a época 2017/18, tendo sido adjunto de Sérgio Conceição até à época passada, antes de assumir de forma controversa a sucessão do atual treinador do Milan.
Antes, a dupla tinha passado por clubes como Olhanense (2012/13), Académica (2013/14), Sporting de Braga (2014/15), Vitória de Guimarães (2015/16) e o Nantes, em França (2016/17).
A estreia de Vítor Bruno como adjunto ocorreu em 2009, no 1.º de Agosto, em Angola, ao lado do seu pai, Vítor Manuel – que acumula 511 jogos como treinador principal na I Liga, entre 1984 e 2002 – tendo, em seguida, trabalhado com Augusto Inácio na já extinta Naval 1.º de Maio (2009/10) e no Leixões (2010/11).
O FC Porto volta a entrar em campo na quinta-feira, ao defrontar, a partir das 17h45, o Olympiacos, líder isolado do campeonato grego e atual detentor do troféu da Liga Conferência, no Estádio do Dragão, em jogo da sétima e penúltima jornada da fase de grupos da Liga Europa.
Direct
Direct