Quem é Facundo Torres, possível substituto de Estêvão no Palmeiras | OneFootball

Quem é Facundo Torres, possível substituto de Estêvão no Palmeiras | OneFootball

Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·19 novembre 2024

Quem é Facundo Torres, possível substituto de Estêvão no Palmeiras

Image de l'article :Quem é Facundo Torres, possível substituto de Estêvão no Palmeiras

Facundo Torres fez a melhor temporada da carreira na Major League Soccer. Aos 24 anos, é uma antiga promessa do futebol uruguaio que ainda não explodiu. Mas pode dar o próximo passo da carreira no Brasil, sendo vinculado ao Palmeiras...

O ponta fez história no Orlando City, após um bom início de carreira no Peñarol, e está sempre com a seleção uruguaia. Não deu o salto que todos esperavam em seu país, e busca um desafio maior em 2025 para se provar. Contamos um pouco a história do uruguaio, desde os tempos de Montevidéu.


Vidéos OneFootball


Quem é Facundo Torres?

Facundo Torres é fruto do baby fútbol, futebol de rua que revela muitos jogadores no Uruguai. Em seguida, fez parte das categorias de base do Peñarol. Menino de uma família de classe média, contou sempre com apoio de seu pai, Jorge Torres, que fora abandonado por seus pais biológicos em uma caixa de sapatos e criado por outra família. Torcedor do Peñarol, Jorge acompanhou Facundo no clube.

Nas divisões de base, Facundo, meia-ofensivo, já chamava a atenção e era convocado para as seleções inferiores do Uruguai. Participou da seleção sub-15, depois sub-17... Até estrear no profissional do Peñarol em 2020.

No dia 16 de agosto, foi mandado a campo pelo ídolo Diogo Forlán na partida contra o Boston River, pelo Campeonato Uruguaio. Seis minutos depois de ter entrado, abriu o placar e comandou a vitória por 2 a 0.

Ainda em 2020, Facundo estreou na Libertadores e disputou seus primeiros clássicos contra o Nacional. Virou titular da equipe, e destaque. Terminou 2020 eleito a revelação do Campeonato Uruguaio. Em 2021, estreou na seleção uruguaia das mãos de outra figura lendária do futebol charrua, Óscar Tabárez, no empate sem gols contra o Paraguai.

Contratação recorde em Orlando

Após marcar o gol do título do Campeonato Uruguaio de 2021, na disputa por pênaltis contra o Plaza Colonia, se mudou para a Major League Soccer. Foi como Designated Player para o Orlando City por nove milhões de dólares, a contratação mais cara da história do clube até então.

Causou impacto imediato e, já no meio de 2022, ajudou o Orlando a conquistar o primeiro título da história da equipe. Com dois gols e uma assistência, foi o MVP da conquista da MLS Open Cup diante do Sacramento Republic.

Na atual temporada, vive o ápice: soma 20 gols e seis assistências em 42 partidas, melhor marca da carreira. No último jogo, anotou no apagar das luzes e ajudou o Orlando a eliminar o Charlotte nos pênaltis para avançar até a semifinal da conferência. Quer terminar o ano como campeão da MLS...

Como joga Facundo Torres?

Facundo Torres exerce uma função parecida com a de Estêvão, com boa influência no corredor central, apesar de jogar na ponta. É um ponta direita canhoto, que traz para dentro para usar o pé dominante.

A presença de laterais ofensivos em Orlando nas últimas temporadas também contribuiu para isso. O brasileiro Ruan foi um dos mais rápidos da liga enquanto lá esteve, e agora o islandês Dagur Thórhallsson também apoia bem. Na atual temporada, já soma nove participações diretas em gol (três gols e seis assistências).

Facundo é um jogador que, se formos comparar com as características de Estêvão, a quem pode substituir, tem menos repertório de drible. É menos inventivo, mas mais objetivo. Busca resolver os lances o mais rápido possível. O que o torna um jogador extremamente eficiente.

Os números ressaltam bem isso. O uruguaio vive, como falamos, a melhor temporada da carreira, com 20 gols, e em outubro se tornou o maior artilheiro da história do Orlando City, atualmente com 47 gols em 121 partidas.

Com a seleção uruguaia que enfrenta o Brasil pelas Eliminatórias, Facundo pode voltar em pouco tempo para o país. Não pela sua seleção, mas para o próximo destino da carreira...

À propos de Publisher