Gremistas
·6 avril 2025
Quinteros aumenta série negativa, e Grêmio é vazado em quase 60% dos jogos em 2025

Gremistas
·6 avril 2025
Assim como nas duas últimas temporadas, o sistema defensivo do Grêmio continua apresentando falhas, culminando em um número elevado de gols sofridos e resultados ruins. Com a derrota para o Ceará, neste sábado, o Tricolor chegou ao nono jogo consecutivo em que a sua defesa foi vazada.
A série negativa começou contra o São Raimundo-RR, em 19 de fevereiro, pela Copa do Brasil, e prosseguiu diante de Juventude (duas vezes), Internacional (duas vezes), Athletic-MG, Atlético-MG, Sportivo Luqueño-PAR e, por fim, Ceará. Nesse período, a equipe sofreu 14 gols, quatro deles na Arena.
No acumulado da temporada, a média permanece acima do desejado. Em 17 partidas, o time comandado pelo técnico Gustavo Quinteros levou 17 gols, exatamente um por jogo — 5 como mandante e 12 como visitante. Apenas em sete confrontos o Grêmio não foi vazado: Brasil de Pelotas, Caxias, Monsoon, São Luiz, Juventude, Pelotas e Ypiranga, todos pelo Gauchão. Assim, a defesa falhou em 58,8% dos compromissos.
O alto número de gols sofridos provoca críticas não só ao trabalho de Gustavo Quinteros, mas também ao trio de zaga formado por Rodrigo Ely, Gustavo Martins e Jemerson. Wagner Leonardo, por sua vez, é visto como o único zagueiro confiável do elenco gremista, sendo elogiado em todos os jogos que disputou até aqui.
Quinteros terá pouco tempo para ajustar o setor defensivo: o Grêmio volta a campo já na próxima terça-feira, às 19h, na Arena, contra o Atlético Grau, do Peru, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.