Coluna do Fla
·22 février 2025
Renato Gaúcho garante que Flamengo ia “atropelar” o Palmeiras na Libertadores, mas “um erro colocou tudo a perder”

Coluna do Fla
·22 février 2025
O Flamengo conquistou o tricampeonato da Libertadores em 2022, mas, por um detalhe, o terceiro título não veio um ano antes. Afinal, da decisão de 2021, o Mengão perdeu para o Palmeiras na prorrogação. Na visão do técnico rubro-negro da época, Renato Gaúcho, o Mais Querido estava pronto para “atropelar” o adversário. No entanto, o erro de Andreas Pereira tirou toda a chance de levar o troféu no jogo realizado em Montevidéu.
— Nós (Flamengo de 2021) íamos ganhar aquela Libertadores contra o Palmeiras. Aí, infelizmente o Andreas pisou na bola, um lance, e o adversário cresceu. Mas nós íamos atropelar o Palmeiras naquela prorrogação. Nós íamos atropelar! Mas um erro nosso colocou tudo a perder — disse Renato Gaúcho, em entrevista ao ‘Charla Podcast’.
Naquela decisão, o Flamengo chegou como favorito, após eliminar Defensa y Justicia (ARG) e Olímpia (PAR) com goleadas. Nas semifinais, o Mengão ganhou do Barcelona (ESP) por 2 a 0 nos dois jogos. Na decisão, o Palmeiras abriu o placar com Raphael Veiga, no início do duelo. No segundo tempo, o Rubro-Negro empilhou oportunidades, mas marcou só um, com Gabigol, levando o duelo na prorrogação. No tempo extra, Andreas errou e Deyverson deu o título ao Palmeiras.
Renato Gaúcho foi demitido do Flamengo logo depois da final no Estádio Centenário de Montevidéu. O treinador foi vice do Brasileirão, vice da Libertadores e caiu na semifinal da Copa do Brasil em 2021. Sem títulos, o técnico reconheceu que o Mengão não permite uma temporada sem taças.
— Hoje, o Flamengo é um clube que se você está lá, você tem que ganhar. Se você não ganhar, você não é bom. Até quem ganha vai embora, que foi o caso do Dorival (Júnior). Imagina quem não ganha… A torcida é muito exigente, é povão, de massa, que lota o Maracanã. Ela quer ganhar. Tem que ganhar goleando e jogando bem — concluiu Renato.
Se não ganhou nada como técnico do Flamengo, Renato Gaúcho tem muita história sendo jogador do clube. Isso porque, o então ponta teve participação decisiva no título do Campeonato Brasileiro de 1987. Além disso, o ex-jogador ganhou a Copa do Brasil de 1990.