Central do Timão
·20 décembre 2024
Central do Timão
·20 décembre 2024
Em 2017, o Corinthians, apesar das incertezas iniciais, surpreendeu a todos. Com uma equipe repleta de jovens talentos e sob a liderança de Fábio Carille, que antes era auxiliar, o clube desafiou as expectativas. Contra todas as probabilidades, o Corinthians não só se destacou, mas também conquistou os campeonatos paulista e brasileiro, desafiando a noção de que eram a ‘quarta força’ do futebol paulista.
O Timão conquistou o título de forma invicta no primeiro turno, encerrando o campeonato com 72 pontos, uma vantagem confortável de 9 pontos sobre o vice-líder Palmeiras. Jô, o atacante do Corinthians, destacou-se como maior artilheiro da competição, somando 18 gols, ao lado de Henrique Dourado, à época no Fluminense.
Foto: Alexandre Schneider/Getty Images
Agora, a pergunta que surge é: onde estão os jogadores que foram campeões brasileiros pelo Corinthians em 2017? Vamos descobrir.
Cássio:Um dos maiores ídolos da história do Corinthians, Cássio deixou o clube em maio de 2024 rumo ao Cruzeiro após desgastes internos e críticas por falhas, que passaram a ser mais frequentes. Em 12 anos no Alvinegro, foram 712 jogos e nove títulos conquistados, sendo o segundo com mais jogos na história do Alvinegro.
Walter:Walter, reserva de Cássio por um longo tempo, mas conhecido por sempre dar conta do recado quando acionado, deixou o Corinthians ao final de 2020 para assinar com o Cuiabá. Na equipe do Centro-Oeste atuou entre 2021 e 2024, tornando-se um dos ídolos do Dourado. O arqueiro deixará o clube, que foi rebaixado para a Série B, ao final da temporada.
Fagner:Apesar dos altos e baixos, Fagner permanece como peça importante no elenco do Corinthians. Desde 2014 no clube, o camisa 23, aos 35 anos, é um dos líderes do atual elenco corinthiano e recentemente estendeu seu contrato até dezembro de 2026.
Pablo:O zagueiro Pablo deixou o Corinthians no final daquela temporada de maneira conturbada. Inicialmente emprestado, o clube paulista tinha opção de compra junto ao Bordeaux. Contudo, os valores ultrapassaram as expectativas, levando o zagueiro de volta à França. Em 2022 retornou ao Brasil para atuar pelo Flamengo, onde não teve sucesso e sofreu com lesões constantes. Sendo assim, acabou sendo emprestado ao Botafogo em 2024 e teve pouco espaço, também sofrendo com problemas físicos.
Balbuena:Destacando-se como o melhor zagueiro do Brasileirão, Balbuena contribuiu para a conquista do Paulistão de 2018 antes de ser vendido para o West Ham. Após passagens pela Europa, retornou ao Corinthians em 2022, mas não repetiu o sucesso da primeira passagem. Atualmente, integra o elenco do Dínamo de Moscou, da Rússia.
Pedro Henrique:Após um empréstimo ao Athletico-PR em 2019, retornou ao Corinthians em 2020 a pedido de Tiago Nunes. Depois de não se firmar no Alvinegro, foi cedido de maneira definitiva à equipe paranaense, onde permaneceu até 2023. No início do ano, foi vendido ao RB Bragantino, sua atual equipe.
Guilherme Arana:Vendido ao Sevilla, Guilherme Arana não obteve sucesso na Espanha. Em 2019, foi emprestado ao Atalanta, da Itália, e, atualmente, encontra-se no Atlético-MG.
Gabriel:Após uma queda de produção e período como reserva de Ralf em 2018 e 2019, Gabriel reconquistou a titularidade no Corinthians em 2020. Em 2024, foi emprestado pelo Internacional ao Athletico-PR, onde terminou o Brasileirão como rebaixado. Ele ainda tem contrato com a equipe sulista.
Maycon:Assim como Balbuena, o volante Maycon também teve participação na conquista do Corinthians no Paulistão de 2018, antes de seguir para o futebol europeu. Seu destino foi a Ucrânia, onde integrou o elenco do Shakhtar Donetsk. Atualmente, Maycon encontra-se emprestado ao Corinthians.
Camacho:Seguindo o mesmo percurso de Pedro Henrique, Camacho foi emprestado ao Athletico Paranaense e teve seu retorno solicitado por Tiago Nunes em 2020. Desde então, passou pelo Santos FC, onde permaneceu até 2023, e Guarani, equipe que deixou de atuar após o rebaixamento para a Série C do Brasileirão.
Jadson:Permaneceu no elenco nos dois anos subsequentes e foi dispensado no início da temporada de 2020. Em uma entrevista ao SBT, na noite de 22 de agosto de 2022, Jadson anunciou sua aposentadoria do futebol.
Rodriguinho:Cresceu em rendimento e foi peça fundamental na conquista do Corinthians no Paulistão de 2018. Posteriormente, aventurou-se no futebol egípcio, onde enfrentou dificuldades de adaptação, retornando ao Brasil para jogar pelo Cruzeiro. Diante de inúmeras lesões e do rebaixamento do clube mineiro, Rodriguinho foi transferido para o Bahia, seguido pelo Cuiabá. O ex-camisa 26 se aposentou no início de 2024 e atualmente exerce a função de empresário de atletas.
Giovanni Augusto:Autor do gol decisivo contra o Athletico na conquista do Brasileirão de 2017, o meia passou por empréstimos para Vasco e Goiás antes de se transferir em definitivo para o Coritiba. No momento, integra o elenco da Chapecoense.
Marquinhos Gabriel:Após ser emprestado para o futebol árabe, Marquinhos Gabriel foi adquirido pelo Cruzeiro em 2019. O desempenho aquém das expectativas e o elevado salário resultaram em outro empréstimo, desta vez para o Athletico Paranaense. Atualmente, o meia veste a camisa do Criciúma.
Clayson:Destaque na fase final da conquista do Brasileirão, Clayson permaneceu no elenco, alternando entre atuações positivas e aquelas menos convincentes. Sob constante contestação da torcida, o atacante foi eventualmente vendido ao Bahia. No momento, Clayson atua pelo Cuiabá.
Romero:Vice-artilheiro da Arena Corinthians, Angel Romero foi afastado do elenco no início de 2019, permanecendo afastado até o término de seu contrato no meio do ano. Posteriormente, atuou no San Lorenzo da Argentina e, mais recentemente, fez seu retorno ao Corinthians em 2023.
Jô:Craque e artilheiro daquele Brasileirão, Jô foi negociado com o Nagoya Grampus do Japão, onde alcançou sucesso no cenário asiático. Em 2020, retornou ao Corinthians, permanecendo até 2022, quando se transferiu para o Ceará. Recentemente, foi anunciado pelo Itabirito, de Minas Gerais.
Kazim:O apelidado “gringo de favela” foi transferido para o futebol mexicano, onde passou por clubes como Lobos BUAP, Veracruz e Pachuca. Seu último clube foi o Karagümrük, da Turquia. Atualmente encontra-se aposentado.
Em 2017, o Corinthians alcançou seu último título nacional. Desde então, o clube disputou duas finais da Copa do Brasil, ficando na segunda colocação em ambas as ocasiões, nos anos de 2018 e 2022.
Veja mais: