Gazeta Esportiva.com
·9 Januari 2025
Gazeta Esportiva.com
·9 Januari 2025
Falta exatamente uma semana para o Santos estrear no Campeonato Paulista de 2025. Atual vice-campeão, o Peixe chega sob certa desconfiança após se atrasar no planejamento. O clube ficou mais de um mês sem técnico e agora corre para entender a filosofia de Pedro Caixinha.
O treinador foi anunciado no dia 23 de dezembro e iniciou os trabalhos com o elenco no dia 3 de janeiro. De lá para cá, o português, junto com os seus auxiliares, tenta passar o estilo de jogo que quer implementar.
Caixinha divide o seu trabalho em quatro pilares e já os apresentou ao elenco. Ele fez uma reunião com todos no auditório, onde explicou os princípios comportamentais que irá cobrar nos treinamentos e partidas.
Os pilares são:
1) Temos a bola – atacar o gol: prioridade é ser dinâmico, agressivo, proativo e vertical. 2) Perdemos a bola – atacar a bola: pós-perda rápido agressivo e coordenado. 3) Não temos a bola – recuperar a bola: defender para frente, pressionando a saída rival. 4) Recuperamos a bola – atacar o gol: buscar o primeiro passe sempre para frente.
“O Santos é uma equipe que quer atacar sempre, gosta de defender e atacar o gol adversário. Essa filosofia se encaixa nas pessoas que hoje estão à frente do clube, que procuram nós, que também defendemos essa filosofia. A ligação mais importante é o ator do jogo, os atores do jogo que darão corpo a isso. O que vamos exigir a nós mesmos é que em cada um dos estádios, na Vila e em qualquer um deles, os torcedores precisam estar orgulhosos, ganhando ou não. Deixar orgulho e comportamentos são fundamentais”, disse Caixinha.
“Vemos o jogo de forma dinâmica e tática. Os pilares e a bola defensiva e ofensiva. Escanteio a favor, ganhar a segunda bola e ter pressão ofensiva para ganhar a bola e o inverso. Temos quatro pilares. Os comportamentos foram precisamente esses quatro. Os jogadores estão muito abertos, receptivos, e o primeiro convencimento está no caminho correto. Temos essa identidade do Santos, seguir uma unidade dentro e fora de campo. E é um apelo para toda a torcida. O caminho da modernidade. É além do dia a dia, muito mais abrangente”, ampliou.
Atrelado aos ensinamentos em campo, Pedro Caixinha conversa com a diretoria na busca por reforços.
O Santos ainda não anunciou nenhum jogador para 2025. A diretoria, porém, já está acertada com alguns nomes. São eles: os zagueiros Luisão e Zé Ivaldo, o lateral direito Leo Godoy, o meia Thaciano e o atacante Tiquinho Soares.
Destes, Luisão e Zé Ivaldo já treinam com o grupo. O primeiro, que se destacou no Novorizontino, está fazendo um trabalho de fortalecimento muscular.
Nos próximos dias, Leo Godoy e Thaciano também já devem ser inseridos. Já Tiquinho, usado como moeda de troca na negociação com o Botafogo pelo Jair, deve chegar apenas no final de semana.
Além dos cinco, outros nomes estão sendo estudados. Um dos alvos é Álvaro Barreal, que defendeu o Cruzeiro em 2024. O volante Zé Rafael, do Palmeiras, também interessa, mas esta negociação é mais difícil.
O Santos estreia no Campeonato Paulista no dia 16 de janeiro, contra o Mirassol. A bola rola no gramado da Vila Viva Sorte a partir das 21h30 (de Brasília).