Atlético x Caracas: coletiva de imprensa com Cuca | OneFootball

Atlético x Caracas: coletiva de imprensa com Cuca | OneFootball

Icon: Clube Atlético Mineiro

Clube Atlético Mineiro

·16 Mei 2025

Atlético x Caracas: coletiva de imprensa com Cuca

Gambar artikel:Atlético x Caracas: coletiva de imprensa com Cuca

Pergunta: Como você viu a vitória de hoje? O time perdeu muitos gols…

Cuca: “Sim, mais uma vez, muitos gols perdidos, e cara a cara, lances que não devemos perder. Mas perdemos. Precisamos trabalhar mais esse aspecto de finalização, principalmente no nosso campo, até a gente se adaptar melhor… Temos que trabalhar mais nas poucas oportunidades de treino, porque é jogo em cima de jogo. Temos que melhorar não só a conclusão, mas o último passe, o cruzamento.


Video OneFootball


“Entramos com 4 contra 2 e tomamos o gol de pênalti no lance que era para matar o jogo. Fica um jogo perigoso, 2 a 1, ainda que não tenha sido pênalti. Foi convertido. Fica um jogo perigoso, uma bola pode mudar tudo diante de um domínio total que tivemos do jogo. Temos que trabalhar melhor esse fundamento que é a definição da jogada, o jogador tem que ser decisivo nessa hora”.

Pergunta: No domingo, você disse que tinha intenção anterior de preservar mais jogadores. Veio a derrota para o Iquique e o Atle´tico precisava vencer hoje. Você colocou vários titulares em campo. O seu adversário, o Cruzeiro, já estava eliminado na Sul-Americana e poupou todo mundo. Como foi essa decisão sua?

Cuca: “Eu não expus ninguém. Eu estou vivo na competição, tenho que levar para tentar ser o primeiro. Se a gente vencer o próximo jogo em casa, seremos o primeiro. Joguei com quatro titulares no primeiro tempo, depois fiz rodar com outros quatro titulares no segundo tempo. Jogaram 45 minutos. O Lyanco precisa de jogo, o Rubens joga três jogos seguidos, se precisar. O adversário ontem jogou com três titulares no primeiro tempo, fica mais ou menos igual. Só que teremos um dia a menos para o clássico. A gente conversa com o departamento médico. Um jogador, para ele se recuperar totalmente de um jogo de 45 minutos, é um dia, um dia e meio e, no máximo, em dois dias ele estará 100%. Acredito que fizemos certo na estratégia usada”.

Pergunta: Hoje não teve a presença do público. Contra o Fluminense, a torcida teve um papel de motivar o time em conquistar a vitória. Domingo, não haverá atleticanos no clássico do Mineirão. O que você pensa sobre isso?

Cuca: “Uma pena ter um jogo de portão fechado, foi assim no tempo da Covid, era difícil. Agora, difícil manter uma concentração, ter um início de jogo motivado com estádio vazio, isso diferencia muito a partida. Se tivesse a torcida hoje, com certeza teríamos feito mais gols. Está bom, a vitória veio, o importante é ganhar e não ter perdido ninguém machucado e não ter desgaste físico para competir no domingo”.

Pergunta: Projetando já o clássico, o Cruzeiro vem vivendo boa fase, o Atlético se recuperando no Brasileiro. Se fala em favoritismo pro lado do Cruzeiro. Você enxerga dessa forma ou é 50% x 50%?

Cuca: “Isso não sei, deixo para vocês que são os especialistas. Eu vou tentar fazer o melhor, preparar bem a equipe pro jogo. Passamos por muitas provações esse ano. Domingo será mais uma, jogo duro, clássico, mando do adversário, na casa deles, torcida única. A gente tem que saber entender o jogo. Dentro da nossa grandeza, vamos com força também”.

Pergunta: Queria falar sobre a lateral esquerda. O Caio vem sendo muito questionado. Queria saber sua perspectiva sobre esse jogador e a expectativa da volta do Arana.

Cuca: “Eu tenho trabalhado o Caio para que ele retome a confiança, para se soltar mais. Tenho tentado ele ali, já tentei ele em outras posições, foi bem até no começo. São alternativa que a gente pode fazer para frente”.

“O Arana, a gente não tem ainda uma definição ainda sobre ele voltar ou não”.

Pergunta: Sobre o clássico de domingo, as característica do Cruzeiro é de transição rápida, dois, três toques para chegar à área adversária. Jogo rápido e dinâmico, parecido com o do Galo. Para esse jogo, qual a ideia? Ter mais a bola, ser mais vertical, competir ou não competir. O que você pensa?

Cuca: “A gente tem que entender o jogo. Você vai ter o domínio em uma parte, o adversário terá o domínio em outra parte. É saber passar pelo momento ruim, oferecer esse momento ruim ao adversário. E ser uma equipe equilibrada, geralmente a gente é. E fazer um jogo inteligente, dentro das nossas características. Cruzeiro tem uma equipe de força e velocidade. Transição rápida, pressionando o adversário, tentando roubar a bola no campo de ataque. Agora, temos amanhã e sábado pra gente analisar bem, treinar um pouco para fazer um bom jogo no domingo à noite”.

Pergunta: Hoje o Bernard começou jogando um pouco pela esquerda, depois flutuou pela direita, fez dupla com o Hulk, jogou centralizado. Pareceu estar mais à vontade na partida de hoje. Queria que você comentasse sobre essa crescente do Bernard e como ele pode estar apto a ajudar no clássico…

Cuca: “Temos que ter paciência com todos os jogadores. O jogador vive um momento mais difícil e temos que entender que a gente não pode queimar todo mundo. Senão você tem que ter  58 jogadores. Temos que recuperar o jogador, esperar o momento certo, sentindo o momento nos treinamentos. São jogadores importantes, não só o Bernard, mas há outros. Estamos recuperando, entrou bem no jogo passado, hoje também. Jogou uma parte bem e vai se tornando um jogador importante para nós. Muito bom termos esses jogadores à disposição. Temos o Franco no DM, o Menino no DM, o Arana no DM. Mas tivemos mais jogadores no passado. Demos uma aliviada boa e isso faz com que o elenco fique mais encorpado”.

Pergunta: O Cuello foi um dos principais jogadores hoje e está suspenso no clássico. Você já definiu quem será o substituto dele no clássico?

Cuca: “Não defini ainda. A gente acabou de fazer o jogo agora. E nem falamos desse jogo (Atlético x Caracas), né? (risos). Só falamos do clássico de domingo. Ninguém falou nada do jogo de hoje. Sei que é assim, a cabeça nossa também está assim. Do jogador também deve estar assim. É clássico, todo mundo gosta, mexe com a cidade, com a imprensa. É gostoso, legal. Mas não pensei ainda. Jogador importante, perdemos ele. E teremos um tempo para pensar até domingo, às 20h30, e dar uma trabalhada antes”.

Siga o Galo nas redes sociais: @atletico

Lihat jejak penerbit