Caiado Guerreiro analisa gestão de Varandas: "Sporting deve ao treinador..." | OneFootball

Caiado Guerreiro analisa gestão de Varandas: "Sporting deve ao treinador..." | OneFootball

Icon: Leonino

Leonino

·13 Januari 2025

Caiado Guerreiro analisa gestão de Varandas: "Sporting deve ao treinador..."

Gambar artikel:Caiado Guerreiro analisa gestão de Varandas: "Sporting deve ao treinador..."

O advogado português João Caiado Guerreiro - que já tinha escrito sobre Frederico Varandas - aproveitou o seu espaço de opinião no jornal 'A Bola' para assinar um artigo sobre o momento do Sporting, nomeadamente sobre a gestão do processo de mudança de treinadores, por parte do Presidente leonino.

"O Sporting anunciou ter contratado, de novo, João Pereira para a equipa B, posição que ocupava antes de assumir o comando técnico da equipa principal, com os resultados que se conhecem. O técnico, com lisura notável, recusou receber qualquer indemnização pelo seu despedimento. Pode faze-lo? Sim, a lei permite, é um acordo entre duas partes, mas não é totalmente livre porque trata-se de matéria de direito do trabalho", começou por escrever.


Video OneFootball


Prosseguiu: "E pode ser contratado de novo? Sim, mas a questão levanta alguns problemas: se um dia João Pereira mudar de ideias, quem sabe com outro presidente, e quiser receber o seu salário, não pelo valor acordado para os B, mas o que auferia como treinador da equipa principal, tem direito a tal? A resposta não é clara e implica um risco para o Sporting: um tribunal poderia considerar que o despedimento foi simulado", explicou João Caiado Guerreiro.

Escreveu, de seguida: "E com base nessa simulação, determinar que o Sporting deve ao treinador o salário dos A por inteiro. É, caro(a) leitor(a), o direito do trabalho tanto quer proteger o trabalhador que o desprotege! Penso que Frederico Varandas fez bem, mas a maior parte das empresas não estaria disposta a correr o risco que o Sporting corre. Note bem, o trabalhador pode vir a exigir toda a retribuição que devia ter auferido e não auferiu".

Terminou, com o seguinte: "E levantava outro problema: Pedro Coelho, que subiu dos sub-23 para os B, não poderia agora ser despromovido. A lei não o permite, mesmo que ele queira aceitar. O risco para o Sporting era exagerado. Isso também explica a sua saída", rematou João Caiado Guerreiro.

Lihat jejak penerbit