'Capita' da base, Darlan afirma ter característica de liderança desde a infância | OneFootball

'Capita' da base, Darlan afirma ter característica de liderança desde a infância | OneFootball

Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·2 Januari 2025

'Capita' da base, Darlan afirma ter característica de liderança desde a infância

Gambar artikel:'Capita' da base, Darlan afirma ter característica de liderança desde a infância

O jovem zagueiro Darlan participou do programa Garotos do Ninho, na FlaTV, ao lado do técnico Raphael Bahia. A dupla será crucial para a disputa da Copinha 2025. Até porque o defensor não se destaca apenas com a bola no pé, mas também como um líder dentro de campo.

O jovem é capitão do time de base do Flamengo, e sua liderança não está apenas na faixa no braço. Tanto que os companheiros o chamam de "capita". Darlan afirma ter construído a característica de liderança desde a infância, sendo muito comunicativo desde que jogava na rua ou no futsal do Bangu.


Video OneFootball


"Desde muito novo, sempre fui muito comunicativo. Sou tímido aqui, para conversar, mas em campo sempre fui um líder, desde pequeno. Sempre tentei ajustar muita coisa que via em campo. Principalmente meus tios, meu pai, sempre pediam para que eu falasse, ajustasse, ajudasse o treinador, fosse um treinador dentro de campo. Desde moleque tenho isso e vou levar para minha vida", conta o jovem.

Raphael Bahia exalta Darlan

O técnico Raphael Bahia endossou o que disse Darlan, destacando as qualidades do jovem, mas contando ainda que o atleta consegue falar sobre tática com a comissão técnica com muita facilidade, mostrando grande entendimento dessa parte do jogo, além de se referir a Darlan como "um dos atletas mais completos que temos no elenco".

"Principalmente a técnica dele, por ser canhoto já é diferente. Vencedor em todos os confrontos aéreos, defensivos, ofensivos. Liderança natural, consegue comunicar, orientar, cobrar sem ser agressivo. Muito mais explicativo. Consegue ter essa leitura com a comissão, entende o jogo e consegue debater em alto nível. Isso facilita nosso trabalho", conta.

Darlan está voltando de lesão

Em 2024, Darlan sofreu uma lesão que o deixou longe dos gramados. Por isso, ele vê 2024 como um ano triste, mas de aprendizados.

"Esse ano foi um pouco triste por ter me machucado no primeiro jogo. Tive que ter muita resiliência, paciência, para ver meus amigos conquistados as coisas. Pensar que poderia estar atuando. Mas foi importante estar perto", avalia.

Além disso, o jovem afirma ter aprendido a agradecer pelo que tem.

"O nível de dor, sofrimento, aumentou. Costumo dizer que foi um aprendizado para gratidão. Aprender a agradecer por cada coisa. É muito difícil ficar de fora, mas mais difícil não conseguir fazer as coisas como homem em casa, não conseguir colocar uma meia. Tenho uma família muito boa que me ajudou muito, até mentalmente, mas também a me adaptar", conclui.

A declaração emocionou o técnico Raphael Bahia.

"Darlan é fantástico, até emociona um depoimento desse. Quando vê um jovem dar um relato tão maduro quanto esse, é de emocionar. Eu estava presente na Copinha, no momento da lesão. É impressionante o que esse cara entrega. Internamente ele só é chamado de capita, os atletas idolatram ele, têm ele como referência. Ter ele como exemplo... é um menino nota 10, vai ser importantíssimo na Copinha. Está em reta final de tratamento", encerra.

Lihat jejak penerbit