Zerozero
·19 Januari 2025
Zerozero
·19 Januari 2025
O Damaiense arrancou a ferros uma vitória na visita ao Clube de Albergaria, este domingo, na jornada 13 da Liga BPI. A formação comandada por Tomás Tengarrinha, motivada pelo apuramento para as meias-finais da Taça da Liga conseguido a meio da semana, esteve longe de convencer, mas conseguiu ainda assim cumprir o objetivo de vencer.
O duelo não foi particularmente rico em oportunidades de golo, com as guarda-redes Luísa Pinheiro e Carolina Jóia a terem muito pouco trabalho. A equipa da casa entrou melhor, impondo uma agressividade alta em cada disputa de bola e tentando direcionar o jogo no sentido da fisicalidade. Com um relvado pesado e muito castigado pela forte chuva, a estratégia do Clube de Albergaria foi resultando nos primeiros minutos.
Depois de um arranque em falso, o Damaiense passou por uns minutos de maior controlo e de maior posse de bola, mas sem nunca conseguir realmente penetrar no último terço com qualidade e de forma a poder criar situações iminentes de golo. A pouco e pouco, voltou a estar mais confortável o Clube de Albergaria e a melhor ocasião de golo da primeira parte surgiu ao minuto 37, num pontapé de Laura Luís, fora da área, que beijou o travessão da baliza adversária. Antes do intervalo, Carolina Jóia ainda teve que resolver um pontapé de canto cobrado por Kiki e que saiu chegado à baliza.
No segundo tempo, a equipa da casa continuou a dar sinais positivos nos minutos inaugurais, mas foi o Damaiense a adiantar-se na partida. Corria o minuto 50 quando o Damaiense recuperou a bola em zona adiantada, com uma preciosa ajuda de um erro individual de Blerta Smaili, e Madalena Fernandes assistiu de imediato Tânia Mateus, que rematou para fora do alcance de Luísa Pinheiro.
O Clube de Albergaria acusou o golo sofrido e o Damaiense teve a melhor fase no encontro. Ainda que sem forçar muito o andamento, até porque o relvado ficou cada vez pior com a chuva, a equipa forasteira esteve perto de praticamente resolver a questão ao minuto 63, mas Luísa Pinheiro ainda conseguiu desviar para a trave o remate de Tânia Mateus.
À medida que o relógio correu e a chuva intensificou, o relvado dificultou cada vez mais a ação das jogadoras, que passaram boa parte do tempo a escorregar. O encontro tornou-se mais físico, algo que beneficiou a equipa da casa - Kiki muito importante na luta pelas segundas bolas - e que ajudou o Albergaria a colocar alguma pressão no Damaiense para os últimos minutos, mas sem nunca conseguir traduzir esse adiantamento no terreno em boas oportunidades (Carolina Jóia resolveu apenas um par de remates de meia distância sem dificuldades). Em tempo de descontos, as visitantes souberam guardar a bola longe da baliza e queimar assim os minutos até final.
Ainda que o Clube de Albergaria tenha feito por merecer outro resultado, o Damaiense revelou-se mais eficaz e conseguiu arrancar uma boa vitória num dia onde jogar bem estava fora das possibilidades. A equipa de Tomás Tengarrinha está cada vez mais isolada no oitavo lugar, agora com 17 pontos, e mais perto do Valadares Gaia (20). O Clube de Albergaria segue no penúltimo lugar com seis pontos, os mesmos que o FC Famalicão.