Trétis
·8 Januari 2025
Trétis
·8 Januari 2025
O Athletico negocia a saída do centroavante Mastriani numa troca que envolve o meio-campista Filipe Machado, do Vitória. Negócio é desenhado por empréstimo, tanto do uruguaio ao Leão, quanto do brasileiro ao Furacão.
A possibilidade foi noticiada primeiro pela Itatiaia.
Neste momento tratativas não envolvem compensação financeira. O Athletico sondou a contratação de Machado mais cedo nesta janela de transferências, mas ouviu negativa do Vitória. Em contato com a Trétis o presidente do clube baiano, Fábio Mota, negou interesse em negociar o jogador na ocasião, mas situação mudou.
O Vitória é o único clube que formalizou proposta ao centroavante atleticano, que tem outros interesse no mercado. Ceará, Sport, Santos e Fortaleza fizeram contatos com o staff do jogador em determinados momentos e a possibilidade do Leão do Pici não é descartada, por mais que ainda não oficial.
Mastriani marcou 16 gols pelo Athletico em 2024 e se recupera de artroscopia realizada no joelho esquerdo até o final deste mês de janeiro. Jogador tem contrato até o final de 2026 e, caso seja emprestado ao Vitória, tende a retornar ao Furacão no último ano de vínculo.
Regularidade não foi algo presente na trajetória do centroavante em primeiro momento pelo Athletico. Reserva com Juan Carlos Osorio e Cuca, jogador teve mais tempo de jogo com Martin Varini, mas amargou sequência de 12 jogos sem marcar após a classificação às quartas de final da Sul-Americana, contra o Belgrano na Argentina. Com Lucho González pouco entrou em campo antes da cirurgia realizada por dores crônicas no joelho.
Jogador foi liberado pelo Furacão para encontrar novo destino como resultado de adequação da folha salarial à realidade da Série B. Mastriani está entre os jogadores mais bem remunerados do elenco do Athletico. Antes disso, uruguaio projetava permanência no Athletico e entendia que poderia entregar mais do que fez em 2024.
Mastriani deve deixar o Athletico nesta janela de transferências. Foto: Athletico
Agora, restam Matheus Babi, Emersonn e Sorriso entre os que jogadores que compõem atividades comandadas por Maurício Barbieri para o comando do ataque. Babi, hoje titular e provável escolhido para iniciar partida contra o Paraná Clube no sábado (11), marcou três vezes contra o Andraus, em jogo treino vencido por 6 a 0.
O Athletico havia formalizado proposta pelo centroavante argentino Francisco ‘Polaco” Fydriszevski, que estava sem contrato após passagem por Barcelona-EQU e San Lorenzo-ARG, mas tratativas foram consideradas muito lentas pelo staff do jogador. Fydriszevski acertou ida ao Independiente Medellín-COL nesta quarta-feira (8).
Bruno Nasta, do Racing de Córdoba-ARG e Lelê, do Fluminense, foram outros nomes sondados para a posição, mas negociações também não avançaram.
Luciano Arriagada também não é considerado opção real para a temporada e o Athletico procura destino. Chileno esteve emprestado no Audax Italiano-CHI na última temporada e teve apenas dois gols marcados.
Barbieri participa do processo de busca e sinaliza opção por jogadores de mais imposição física para a função. Treinador do Furacão prefere trabalhar com um nove de finalização e conclusão de jogadas.
O Athletico perdeu Fydriszevski pela demora nas negociações. Foto: Palmeiras
Importante na campanha de permanência do Vitória na Série A do Brasileirão, Machado fez 18 partidas da metade para o final da temporada em 2024. Problemas com o técnico Thiago Carpini facilitam uma possível saída.
Jogador atua como um terceiro homem de meio campo e também pode ser segundo volante. O Athletico busca finalizar montagem do setor com o jogador, que tem característica de construção de jogo. Raul, Felipinho e Falcão são opções para a posição, além de Zapelli e João Cruz mais à frente.
O Vitória precisa de um centroavante após a saída de Alerrandro, artilheiro do último Brasileirão com 15 gols marcados, ao lado de Yuri Alberto, do Corinthians. Jogador deixou o clube após contrato de empréstimo e retorna ao Bragantino.
Filipe Machado pode se tornar jogador do Athletico. Foto Gustavo Aleixo/Cruzeiro