Calciopédia
·4 Januari 2025
Calciopédia
·4 Januari 2025
A incessante busca da Liga Serie A por uns trocados a mais tem impactado diretamente no deterioramento de algumas tradições do futebol italiano e, neste fim de semana, nos deparamos com mais um desses episódios. Afinal, em plena última rodada do primeiro turno do Campeonato Italiano, Atalanta, Inter, Juventus e Milan viajaram para a Arábia Saudita, onde ocorre a disputa da Supercopa Italiana (é mesmo?) e deixaram a 19ª jornada capenga: sete partidas acontecerão em suas datas originais, enquanto outras três foram reagendadas para meados de janeiro. A dupla nerazzurra briga pelo scudetto com o Napoli e, por conta das lacunas em seus calendários, não será possível definir o simbólico título de campeão de inverno neste fim de semana. Além de afetar os costumes locais, as ações dos cartolas ainda patrocinam um desequilíbrio da isonomia.
Nesse cenário, o fim de semana na Itália terá um grande clássico e mais uma partida importantíssima – duas partidas que acabam ofuscadas pela Supercopa Italiana, mas, aparentemente, a cartolagem entende que está tudo ótimo. Na capital, Roma e Lazio farão um dérbi capitolino sem brasileiros (fato raro e que não era verificado desde 23 de outubro de 1993) e que coloca frente a frente equipes em momentos bastante díspares. Mais acima na Península Itálica, na Toscana, a Fiorentina recebe o Napoli, num duelo vital para as pretensões de ambos os times. Confira, a seguir, a prévia da 19ª rodada da Serie A.
Roma x Lazio
O Derby della Capitale nunca é um confronto como qualquer outro: o clássico é um jogo à parte para as equipes envolvidas e, mesmo quando se encaram em fases distintas, não há prognóstico fácil de ser proferido. Dessa vez, o primeiro embate entre Roma e Lazio na temporada ocorre num momento pouco habitual: em janeiro, na última rodada do turno inaugural da Serie A, e com as equipes em partes diferentes da tabela. Enquanto os biancocelesti brigam pela Champions League, os giallorossi decepcionam e estão longe de qualquer disputa por vagas europeias atualmente.
A Roma, entretanto, tem melhorado desde a chegada de Claudio Ranieri ao comando. De lá para cá, a equipe conseguiu ter um mínimo de estabilidade: com o treinador, os giallorossi conseguiram duas das suas cinco vitórias no campeonato, e viram reacender a possibilidade de uma arrancada rumo à parte mais alta da tabela. Um cenário que ficaria ainda mais concreto em caso de vitória no dérbi deste domingo. A Lazio, por sua vez, deixou alguns pontos pelo caminho nas últimas rodadas e se afastou do pelotão que luta pelo scudetto. Porém, o time de Marco Baroni ainda se vê entre os melhores do campeonato.
Na Serie A, após ter passado em branco contra a arquirrival em três clássicos, a Roma venceu o último Derby della Capitale disputado. Agora, o desafio é batê-la de forma consecutiva, algo que aconteceu pela última vez num período entre maio de 2015 e dezembro de 2016, quando os giallorossi ganharam quatro seguidas. Está de pé ainda uma possibilidade curiosa. Afinal, embora seja um nome importante para a Loba, Ranieri disputará somente o seu quarto dérbi capitolino como técnico romanista. O técnico tem 100% de aproveitamento e pode se tornar o único a obter sucessos nos quatro primeiros.
A Lazio, entretanto, se vê noutro patamar. Afinal, este será o Derby della Capitale disputado com a maior diferença de pontos a favor da equipe biancoceleste, que tem 15 a mais do que os rivais – até 2024-25, a distância mais expressiva que os aquilotti haviam construído sobre a Roma na data do clássico era de 14, em abril de 1999 e novembro de 2008. Tal abismo é fruto de um momento mágico, com 11 triunfos nas 18 primeiras rodadas da Serie A. Caso chegue a 12 em 19, a equipe de Baroni igualará o segundo melhor desempenho da história da agremiação no quesito, registrado em 1973-74, 2012-13 e 2017-18, ficando abaixo somente de 2019-20 (14).
Prováveis escalações
Roma: Svilar; Mancini, Hummels, Ndicka; Saelemaekers, Koné, Paredes, Angeliño; Dybala, El Sharaawy; Dovbyk.
Lazio: Provedel; Marusic, Gila, Romagnoli, Nuno Tavares; Guendouzi, Rovella; Isaksen, Dele-Bashiru, Zaccagni; Castellanos.
Fiorentina x Napoli
Após uma sequência de oito vitórias consecutivas na Serie A, a Fiorentina não vence há três rodadas e, por isso, se distanciou das quatro primeiras posições. A equipe de Raffaele Palladino, quinta colocada, tentará reencontrar o caminho dos triunfos no fim de semana, porém diante de um adversário complicado: o Napoli de Antonio Conte, que não se abalou com o tropeço contra a Lazio, há algumas semanas, e somou sucessos em sequência, até se igualar à Atalanta na liderança do campeonato. Sem a Dea em campo, os partenopei poderão se isolar na ponta ao menos de forma provisória.
O confronto deste sábado será o primeiro de 2025 para ambas as equipes, e curiosamente, a Fiorentina não vence seu primeiro jogo do ano desde 2017, quando bateu a Juventus – desde então, a Viola somou cinco empates e duas derrotas. Por outro lado, o Napoli é o segundo adversário que a equipe toscana mais vezes superou na Serie A (55), atrás apenas do Bologna (57).
Na briga pelo título italiano, o Napoli somou 41 pontos em 18 rodadas. São 13 a mais do que os que tinha obtido até o mesmo momento da temporada passada, resultando na maior diferença registrada entre os participantes da atual Serie A. Tal desempenho é fruto de diversos fatores. Primeiramente, do desastre aprontado pelos técnicos e pela diretoria em 2023-24. Mas também da competência de Conte e do aporte trazido por reforços como Lukaku e David Neres – o brasileiro, aliás, voltará a ser titular contra a Fiorentina, devido à ausência de Kvaratskhelia, por lesão.
Sem Kvaratskhelia, David Neres voltará a ser titular do Napoli na complicada visita à Fiorentina (Getty)
Torino x Parma
Como a classificação da Serie A está muito equilibrada, sobretudo do meio para baixo, o confronto entre Torino e Parma pode servir para encaminhar o futuro próximo dos dois times envolvidos. Com 20 pontos, o Toro ocupa atualmente a 11ª posição, mas pode ser ultrapassado pelo próprio adversário em caso de derrota neste domingo – visto que os gialloblù, atualmente na 16ª colocação, somam 18, apenas dois a menos. Uma derrota certamente poderia ligar o alerta para os granata, que chegaram até a liderar o campeonato em sua fase inicial, mas perderam rendimento com o passar das semanas.
Após uma sequência de três derrotas, o Parma voltou a vencer na última rodada, ao bater o Monza num confronto decidido com um gol no 98º minuto. Agora, os crociati querem ganhar dois jogos consecutivos de Serie A pela primeira vez desde 2020. O Torino, por sua vez, perdia por 2 a 0 e buscou um empate por 2 a 2 contra a Udinese no fim de semana passado. Um resultado importante, mas que não esconde a sequência negativa dos grenás: nas 13 derradeiras rodadas, o time de Paolo Vanoli somou oito derrotas e apenas duas vitórias. No período, pontuou tanto quanto o Venezia (9) e foi melhor somente do que o já citado Monza (7).
Sábado, 4/1, 11h Venezia x Empoli
Sábado, 4/1, 16h45 Verona x Udinese
Domingo, 5/1, 8h30 Monza x Cagliari
Domingo, 5/1, 11h Lecce x Genoa
Terça, 14/1, 14h30 Como x Milan
Terça, 14/1, 16h45 Atalanta x Juventus
Quarta, 15/1, 16h45 Inter x Bologna