Fala Galo
·11 November 2024
Fala Galo
·11 November 2024
Foto: Pedro Souza Matéria: Jonatas Berto
A Federação Mineira de Futebol se pronunciou na manhã desta segunda (11), sobre os atos de violência ocorridos na Arena MRV, durante a final da Copa do Brasil.
Sem citar um evento em específico, a FMF classificou os episódios como “uma violação inaceitável dos princípios de civilidade e respeito que devem reger qualquer evento esportivo”. Além disso, a entidade se colocou à disposição da CBF e do STJD, para apuração das circunstâncias e responsabilização dos envolvidos.
Siga o FalaGalo: BlueSky | X/Twitter | Instagram | YouTube | Threads | Google Notícias | WhatsApp | Telegram | TikTok
A Arena MRV bateu, no último domingo (10), seu recorde de maior público num jogo de futebol: 44.876 torcedores. A maioria dos Atleticanos se comportou de maneira ordeira, demonstrando apoio, fazendo uma linda festa, e, claro, se frustrando com o resultado final. Uma minoria de desordeiros, no entanto, manchou a festa da torcida.
As ocorrências foram diversas. Arremesso de objetos no gramado, utilização de “lasers” no rosto do goleiro adversário, e até atos de hostilidades contra jornalistas cariocas. A violência escalou de vez após o gol do rival. Bombas foram atiradas em campo (colocando em risco não só os jogadores, como os demais profissionais), houveram tentativas de invasão de campo, brigas na própria torcida mandante, e até um possível ato de racismo registrado em um dos camarotes. No momento mais grave da tarde, o fotógrafo Nuremberg José Maria foi atingindo por uma bomba, atrás de um dos gols. Nuremberg precisou passar por cirurgia, mas quebrou três dedos do pé e rompeu ligamentos.
Foto: Pedro Vilela/Getty Images
A situação pode render punições diversas ao Galo, partindo desde multa financeira até uma possível interdição do estádio. Muitos dos incidentes foram registrados na súmula da arbitragem, e quase todos foram documentados em vídeo. O próximo jogo em casa do Atlético está marcado para o dia 20 de novembro (quarta), contra o Botafogo, pelo Brasileirão.
Veja a nota completa da Federação Mineira de Futebol:
A Federação Mineira de Futebol (FMF) vem a público manifestar seu mais profundo repúdio aos atos de violência ocorridos na Arena MRV durante a partida da final da Copa do Brasil, realizada no dia 10 de novembro de 2024.
Este episódio representa uma violação inaceitável dos princípios de civilidade e respeito que devem reger qualquer evento esportivo. O futebol é, antes de tudo, um espaço de celebração, de união e de convivência pacífica entre as torcidas.
A FMF está comprometida com a promoção de um ambiente seguro e acolhedor para todos que comparecem aos eventos esportivos em Minas Gerais. Para tanto, a FMF está à disposição da CBF, organizadora da competição, e do STJD, responsável pelo processamento e julgamento dos fatos, para apuração das circunstâncias e responsabilização dos envolvidos. Paralelamente, intensificaremos os esforços junto aos clubes e órgãos de segurança para reforçar as medidas preventivas e garantir a integridade de todos nos estádios.
A Federação Mineira de Futebol reafirma sua dedicação ao futebol, à paz e ao respeito, valores essenciais para que o esporte siga sendo um espaço de união e alegria para todos.
Por fim, expressamos nossa profunda solidariedade ao fotógrafo Nuremberg José Maria, atingido por uma bomba enquanto exercia sua função atrás de um dos gols do estádio. Desejamos boa recuperação ao profissional e a todas as pessoas que sofreram qualquer tipo de violência no estádio.
RECEBA NOTÍCIAS DO GALO PELO WHATSAPP (CLIQUE AQUI)