oGol.com.br
·3 April 2025
Em retorno à Sul-Americana, Vitória empata com a Universidad Catolica no Barradão

oGol.com.br
·3 April 2025
De volta à Copa Sul-Americana após nove anos, o Vitória entrou em campo nesta quarta-feira, 2, no Barradão, contra a Universidad Catolica, do Equador, pela primeira rodada do fase de grupos. O Leão atuou por mais de 30 minutos com um jogador a mais, mas não conseguiu sair de um empate em 1 a 1. O grupo conta ainda com Defensa y Justicia e Cerro Largo.
Em casa, o Vitória tomou a maior iniciativa da partida no primeiro tempo, com maior posse de bola, troca de passes e finalizações. No entanto, a primeira chance perigosa foi da Universidad Catolica, aos 9, quando Ismael Díaz desarmou Cáceres na meia-lua, bateu colocado e a bola saiu tirando tinta da trave.
Do lado do Vitória, o zagueiro Lucas Halter arrancou desde a defesa e sofreu uma falta na meia-lua. Matheusinho teve a chance na cobrança e até acertou o alvo, mas o goleiro Medrano defendeu com tranquilidade. O Rubro-Negro seguiu mais presente no ataque, mas os erros de passe impediram melhores chances.
A pressão inicial do Vitória não deu certo e a Universidad Catolica conseguiu ter os seus momentos no ataque. Aos 31, o Leão teve a grande chance com Janderson, que negou o passe para Matheuzinho e chutou em cima da zaga.
O duelo teve uma reta final mais travada e de pouca criatividade dos dois lados, com os jogadores se livrando da bola com facilidade e em finalizações travadas no meio do caminho. O zero persistiu no placar para o intervalo.
O Vitória teve uma chance clara logo na volta para o sgeundo tempo, quando Gustavo Mosquito arrancou completamente sozinho pela direita, bateu cruzado e o goleiro fez grande defesa com o pé direito.
Então veio o castigo para o Vitória. Aos 9, após novo erro de Cáceres na saída de bola, Cacciabue deu grande assistência para Londoño, que dominou na cara do gol e bateu por baixo do goleiro para marcar.
O Rubro-Negro baiano foi em busca da reação e ganhou uma vantagem quando Luis Castillo recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Poucos minutos depois, com auxílio do VAR, o Vitória teve um pênalti a favor após toque no braço do defensor adversário dentro da área. Aos 31, Matheuzinho converteu a cobrança e igualou o placar.
Mesmo com um jogador a mais, o Vitória mostrou problemas e foi atacado. Aos 39, Londoño bateu firme na área e Arcanjo fez uma grande defesa. Em contra-ataque no minuto seguinte, Ismael Díaz recebeu completamente sozinho e perdeu um gol inacreditável. O Leão foi para a pressão nos acréscimos, mas nada de gol.