Portal dos Dragões
·15 Mei 2025
FC Porto: dois centrais na lista de compras da SAD

Portal dos Dragões
·15 Mei 2025
Com total discrição e com os alvos bem definidos, André Villas-Boas, em total sintonia com a direção desportiva liderada por Andoni Zubizarreta e Jorge Costa, e com a colaboração de Martín Anselmi, já iniciou a preparação do plantel para a temporada 2025/2026. Os altos responsáveis do clube do futebol azul e branco já têm em mente uma abordagem meticulosa ao mercado de transferências, e uma certeza é clara: a defesa será reforçada com, pelo menos, dois novos centrais.
Com a iminente retirada de Marcano, que decidiu que é hora de encerrar a carreira, após ter enfrentado dois graves problemas de saúde, e a saída de Tiago Djaló por questões disciplinares, o plantel ficará desfalcado de duas opções para o setor central na próxima época. Assim, os dragões estão em busca de substitutos, que sejam jogadores com experiência e que se adequem ao estilo de jogo do treinador.
Atualmente, Zé Pedro, Nehuén Pérez — que o FC Porto adquiriu por 13,3 milhões de euros à Udinese, tendo já jogado por empréstimo na presente temporada — e Otávio são os centrais que integram o plantel e que têm contrato com o clube para além do verão. No entanto, a continuidade do brasileiro é incerta, tendo em vista os problemas fora do futebol que o têm afetado, especialmente após a polémica saída à noite em que outros jogadores também estiveram envolvidos.
Ademais, o facto de 80% do passe ter sido adquirido por uma quantia elevada à anterior administração da SAD azul e branca leva os atuais responsáveis a não considerarem uma venda do defesa-central por um valor inferior. Assim, os potenciais interessados terão de oferecer um montante que se aproxime do que foi pago ao Famalicão pelos seus direitos económicos.
Fábio Cardoso, que concluiu o empréstimo ao Al Ain (Emirados Árabes Unidos), também está em consideração.
O futuro do setor defensivo promete ser bastante dinâmico para o Dragão, não apenas em termos de reforços, mas também de saídas. Uma certeza é que a defesa será uma das áreas que receberá especial atenção por parte da administração portista, que já possui uma lista de potenciais alvos para reforçar não apenas o centro, mas também as laterais. A busca por novos jogadores será sempre pautada por um equilíbrio entre qualidade e preço, e o perfil dos reforços deverá estar alinhado com a identidade do FC Porto, que valoriza o comportamento exemplar dos seus atletas, dentro e fora de campo.