Coluna do Fla
·5 April 2025
Flamengo: Boto compara Filipe Luís com Jorge Jesus e se impressiona com uma semelhança

Coluna do Fla
·5 April 2025
Filipe Luís tem mais títulos do que derrotas. Jorge Jesus, na passagem pelo Flamengo, também obteve esse retrospecto. Entre os torcedores rubro-negros, o ex-lateral e o português têm muitas semelhanças. Uma delas impressionou José Boto, diretor técnico do Mengão. De acordo com o dirigente, o fato de ambos ‘respirarem futebol’ a todo momento chama a atenção.
— Trabalhei com o Jorge Jesus por seis anos, ganhamos muitas coisas, fomos a finais de competições europeias, que para a realidade do Benfica hoje é bom. É um treinador que vive o futebol 24 horas por dia. Nisso, são iguais. Em ideias de jogo, eles têm algumas diferenças — disse José Boto, em entrevista à FlamengoTV.
— Há coisas que gosto mais do estilo do Filipe do que do Jorge, principalmente a forma como ataca. De controlar mais o jogo. O Jesus é mais vertigem, o que também é bom. Há nuances diferentes como pensam principalmente o jogo ofensivo — acrescentou o diretor técnico.
José Boto e Jorge Jesus trabalharam juntos no Benfica (POR), de 2010 a 2018. Na ocasião, o atual diretor técnico era o chefe do departamento de scouting. Já o ‘Mister’ ostentava o cargo de treinador da equipe de Lisboa. Juntos, ganharam o Campeonato Português, Taça de Portugal e Taça da Liga.
Já a trajetória de José Boto com Filipe Luís tem pouco mais de quatro meses, mas já está na história. A dupla ainda não perdeu um jogo em 2025. Além disso, levantaram os troféus da Supercopa do Brasil, da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca. Agora, a parceria tenta mais conquistas, como Brasileirão, Libertadores, Copa do Brasil e Mundial de Clubes.