Flamengo e mais 15 clubes se mostram a favor do fair play financeiro | OneFootball

Flamengo e mais 15 clubes se mostram a favor do fair play financeiro | OneFootball

Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·11 Februari 2025

Flamengo e mais 15 clubes se mostram a favor do fair play financeiro

Gambar artikel:Flamengo e mais 15 clubes se mostram a favor do fair play financeiro

Os clubes do futebol brasileiros estão cada vez mais convencidos da necessidade da implementação de um fair play financeiro. É o que mostra a pesquisa realizada pelo jornal Estadão, que entrou em contato com todos os 20 times da Série A para obter um posicionamento sobre o tema. O resultado foi o Flamengo e mais 15 clubes se manifestando a favor do sistema.

Além do Mengão, se colocaram a favor do fair play: Atlético-MG, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Juventude, Mirassol, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, Sport e Vitória. Além de proporem possibilidades diversas para o sistema, como limitar gastos de acordo com a receita, punição contra dívidas e estudos para identificar o melhor modelo para o país. O Flamengo entende que será necessário um período de transição de cinco anos; veja a reposta do clube:


Video OneFootball


"Sim, o Flamengo é a favor de um sistema de Fair Play Financeiro. É importante premiar aqueles que pagam seus impostos e obrigações em dia. O Flamengo entende que os clubes devem se reunir para estabelecer os critérios deste sistema, que precisa passar por um período de transição ao longo de cinco anos, permitindo assim que todos se adequem ao novo momento do futebol brasileiro."

Botafogo, Bahia, São Paulo e Vasco foram os únicos clubes que não responderam ao jornal. Três desses quatro clubes operam como SAF, apontadas como um dos motivos para a necessidade da implementação de um fair play o mais rápido possível. É o que analisa o economista Cesar Grafietti, especialista em finanças de clubes e que já desenvolveu modelo para ser aplicado no futebol nacional. Ele aponta o Botafogo como um time que inflacionou o mercado e preocupação com "bolha estourando". Isso enquanto o Flamengo é um exemplo positivo.

“A bolha vai estourar, isso é fato. Já enxergo que os números de 2024 serão muito ruins do ponto de vista de resultado e dívida, e 2025 será ainda pior. Não adianta todo mundo gastar o que não tem porque o resultado será sempre prejuízo e aumento de dívida. O que Flamengo e Palmeiras fazem é justificável. O Bahia também, porque é do Grupo City, que tem muito dinheiro. Os outros, não, porque ninguém tem todo esse dinheiro. Porque ninguém tem todo esse dinheiro. Só que eles se sentem na obrigação de ‘correr’ para acompanhar esses que tem mais condição”, iniciou, antes de completar:

"Quando eu vejo Corinthians, São Paulo, mesmo o Cruzeiro, que é SAF, e o próprio Atlético-MG, fazendo esses movimentos, eu não consigo ver lógica financeira. Eles fazem um movimento de reação para competir com os mais organizados que estão um passo à frente. O Botafogo mesmo não tinha condição de contratar jogadores como fez e foi campeão. Então ele é mais um incentivador do crescimento da bolha pelo lado ruim", finalizou.

Flamengo seria um dos mais beneficiados

A implementação de um fair play financeiro no Brasil iria beneficiar o Flamengo. Isso porque já atua dentro das regras financeiras, e são os outros clubes que fazem gastos além da receita para tentarem disputar os títulos com o Mais Querido. Clubes que muitas vezes contratam jogadores e atrasam os pagamentos ao próprio Rubro-Negro, como foi o caso de Corinthians e Internacional.

Estudos publicado pela consultoria Sports Value, em 2024, apontou o Mengão como um dos poucos clubes que seriam aprovados em todos os quesitos do fair play. O clube ficou entre os melhores indicadores de controle de déficit, controle de gastos e endividamento. Confira o estudo na íntegra:

Lihat jejak penerbit