Leonino
·27 Desember 2024
Leonino
·27 Desember 2024
O Sporting anunciou a chegada de Rui Borges como substituto de João Pereira. Frederico Varandas apresentou o novo treinador dos verdes e brancos e o discurso do Presidente leonino deu que falar. João Maria Jonet deixou muitas críticas à recente gestão do líder máximo do Clube de Alvalade.
"Se eu trabalhasse com uma pessoa e ela dissesse que temos aqui a solução a médio prazo para a nossa empresa, e essa solução fosse medíocre, essa pessoa seria despedida num trabalho normal", apontou o jovem comentador, na SIC Notícias.
"Não estou a dizer que o Frederico Varandas deve ser despedido, mas pelo menos podia admitir que se enganou sobre o João Pereira. Se calhar, devia pensar duas vezes antes de achar que o Presidente do Sporting percebe imenso de futebol", atirou, explicando de seguida que "o Presidente não tem de perceber de futebol, é por isso que existe um diretor desportivo. Agora, não pode dizer que o João Pereira vai estar num grande clube daqui a cinco anos; é absurdo".
João Maria Jonet prosseguiu nas críticas ao processo de contratação do sucessor de Ruben Amorim e às escolhas da Direção. "Há um mês e meio estava a dizer: 'Esta é a pessoa que andamos a pensar há anos e está pronta para assumir o Sporting', e depois dura um mês... "Será que Varandas não é um bom Presidente e apenas escolheu um bom treinador e um diretor desportivo? Tenho medo de que acabe por ser um treinador desastroso".
Apesar do tom crítico, João Maria Jonet também sublinhou a importância de manter o apoio à equipa numa fase menos boa: "Eu espero que o Sporting ganhe sempre. Preciso de estar sempre confiante, mas, de facto, a situação complicou-se um pouco nas últimas semanas. Não me sinto confiante ao ter um líder, Frederico Varandas, que cometeu um erro gravíssimo e não falou sobre isso. Não pediu desculpa."
Ainda assim, o comentador reconheceu algumas qualidades ao líder leonino, admitindo que "escolhe bem diretores desportivos, formou boas equipas e tem qualidades e coragem". Quanto ao trabalho em Alvalade, Jonet não diz que Varandas "seja um péssimo Presidente no geral, muito pelo contrário".
"Nas últimas eleições, aliás, venceu com grande margem", recordou. Contudo, concluiu com um aviso: "Esta coisa de querer ser o homem do futebol é que me assusta um bocadinho. Pode ser que esteja certo o raciocínio do Rui Borges, e acredito que o Rui Borges é um bom treinador. Não sei se está pronto para dar o salto, mas, neste momento, parece que o Sporting está todo frangalhado. O Sporting, há um mês e meio, estava a golear o Manchester City e, por isso, acredito que há potencial nesta equipa".