Gazeta Esportiva.com
·2 Januari 2025
Gazeta Esportiva.com
·2 Januari 2025
A Kings World Cup Nations é um torneio de seleções de futebol 7 (society). A competição é a Copa do Mundo da Kings League (de clubes), criada pelo ex-zagueiro e agora empresário Gerard Piqué.
16 seleções participam do torneio e cada uma é presidida por uma personalidade do futebol ou influenciador digital. Lendas como Neymar, Kaká, Ibrahimovic, Casillas, bem como, Totti e Buffon são algumas das estrelas que estão envolvidas na Copa do Mundo.
Além deles, Ronaldinho Gaúcho, Pirlo, Kun Aguero e Shevchenko já atuaram no torneio de clubes, a Kings League, no ano passado.
Diferentemente da Kings World Cup de 2024, que envolveu clubes, o torneio reúne seleções formadas por jogadores das diversas versões da Kings League, semelhante a Copa do Mundo de futebol da FIFA.
A competição ocorre entre os dias 1º a 12 de janeiro de 2025, na Itália, com a final programada para o Allianz Stadium, em Turim, casa da Juventus. Vale ressaltar que esta será a primeira edição de Copa do Mundo da Kings League na história.
Foto: Guillermo Martinez/Alamy Stock Photo
As partidas têm dois tempos de 20 minutos cada e começam com apenas um jogador de cada lado (1×1) e mais o goleiro. Dessa forma, a cada um minuto, outro atleta entra em campo até ficar 7 contra 7. O duelo é paralisado no minuto 18 e um dado é lançado para saber quantos jogadores ficarão em campo no restante da primeira etapa.
Os treinadores adquirem antes do início das partidas uma ‘arma secreta’, que podem ser usadas depois do intervalo. Por exemplo, os poderes incluem um pênalti, um ‘shootout’, o jogador pode ter o gol contado como duplo no período de 4 minutos, uma carta que pode escolher qualquer uma das opções, ou ainda uma que pode roubar o ‘especial’ do adversário.
Nesse sentido, o jogo continua até o minuto 38 e, se estiver empatado, será decidido em gol de ouro. Caso contrário, se um time estiver à frente no placar até o 38º minuto, cada gol vale o dobro até o apito final. Além disso, se ainda persistir o empate no tempo normal, o vencedor será decidido em uma disputa de ‘shootouts’.
O Brasil vai para o torneio com o seguinte elenco: João Pedro Isidório e Josildo Barata (goleiros). Wembley Luiz e Maicon Silva (defensores). Jefferson Melo, Andreas Vaz, Wellington Rodrigues, Davi Ilario e Matheus Rufino (meias). Por fim, Lipão Pinheiro, Leonardo ‘Leleti’ Garcia, Kelvin Oliveira e João Victor Assumpção (atacantes).
A Seleção Brasileira estreou no torneio com vitória por 7 x 4 sobre a Coréia do Sul, no dia 2 de janeiro. Agora, aguarda o vencedor do duelo entre Alemanha x Peru. Se vencer duas seguidas, o Brasil avança às quartas de final.
A seleção que tiver duas derrotas em sequência, está eliminado. Porém, se registrar uma vitória e derrota (ou vice-versa) nos dois primeiros jogos, há a possibilidade de disputar uma repescagem para seguir vivo no torneio.
Mais de 60 países transmitem a Kings World Cup Nations. No Brasil, a responsabilidade da transmissão fica por conta da ESPN, Disney+ e CazéTV.