MundoBola Flamengo
·15 April 2025
Léo’s ao extremo: ausência de opções leva Ortiz e Pereira ao limite

MundoBola Flamengo
·15 April 2025
Com a excessão do goleiro Rossi, dois jogadores de linha também tem ficado de fora do rodízio de elenco do Flamengo. Léo Pereira e Léo Ortiz completaram o 11º jogo como dupla de zaga titular na vitória sobre o Grêmio, por 2 a 0, neste domingo (13).
Ao olhar a escalação, o torcedor não tem dúvidas de que verá esta dupla de zaga entre os titulares, já que Léo Ortiz tem 15 partidas seguidas, sendo 14 como titular, totalizando 1.318 minutos em campo (foi substituído no duelo contra o Maricá, no Carioca, e não foi contabilizada a minutagem da Data Fifa.)
Enquanto Léo Pereira tem 14 partidas, todas como titular, sendo substituído contra o Botafogo na Supercopa e contra o Internacional, na primeira rodada do Brasileirão. O camisa 4 totaliza 1.361 minutos jogados em 2025.
Isso se dá pela falta de opção, já que o zagueiro Danilo, que chegou para brigar entre os titulares e facilitar esse rodízio, mantendo a qualidade da dupla, estava lesionado. As outras opções eram atletas da base e Pablo, que não faz mais parte dos planos do Flamengo.
Apesar de ser uma dupla extremamente qualificada, o excesso de jogos pode ser prejudicial aos jogadores, que parecem sentir o cansaço. Léo Pereira mostrou desgaste físico em partidas anteriores e ameaçou deixar o gramado, inclusive sentiu desconforto na última partida, mas recebeu tratamento e voltou ao campo normalmente.
Além dele, Ortiz também pareceu sentir o cansaço motivado pela sequência de jogos. Recentemente o zagueiro tem cometido muitos erros de passe e posicionamento que não costumava cometer, e o aspecto físico contribui para este fator.
A lesão de Danilo foi o principal motivo para a sequência de jogos da dupla de zaga. O zagueiro não atuava desde 22 de fevereiro, quando participou da goleada do Flamengo sobre o Maricá, por 5 a 0, pela última rodada da fase classificatória do Campeonato Carioca.
Desde então, o zagueiro enfrentou duas lesões na coxa direita que o afastaram das atividades, incluindo o corte da convocação para a Seleção Brasileira. O camisa 13 já encerrou o processo de recuperação e voltou a ser relacionado no duelo contra o Grêmio, no último domingo (13).
A volta do camisa 13 vai ser crucial para um rodízio no setor defensivo. O zagueiro voltou a ser relacionado após dois meses fora, e a expectativa é que esteja entre os titulares no próximo duelo, possibilitando que um dos "Léo's" seja poupado nesta quarta-feira (16), na partida contra o Juventude, às 21h30, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.