Lucas fora: gramado sintético força Zubeldía a poupar e gera temor no São Paulo | OneFootball

Lucas fora: gramado sintético força Zubeldía a poupar e gera temor no São Paulo | OneFootball

Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·11 Mei 2025

Lucas fora: gramado sintético força Zubeldía a poupar e gera temor no São Paulo

Gambar artikel:Lucas fora: gramado sintético força Zubeldía a poupar e gera temor no São Paulo

Lucas Moura não defenderá o São Paulo no clássico deste domingo, contra o Palmeiras, às 17h30 (de Brasília), na Arena Barueri, pelo Brasileirão. O técnico Luis Zubeldía preferiu não contar com atacante para evitar qualquer risco de lesão, aos seus olhos mais suscetível neste tipo de superfície.

O treinador argentino repetiu a estratégia usada no Choque-Rei da primeira fase do Campeonato Paulista. Na ocasião, Palmeiras e São Paulo se enfrentaram no Allianz Parque, e o time tricolor começou a partida com Oscar e Lucas, suas principais estrelas, no banco de reservas.


Video OneFootball


“Vejo que todos os times estão desconfortantes, mas a Fifa permite, e se a Fifa permite, algumas equipes colocam gramado sintético, como Palmeiras, Botafogo, Athletico-PR. Mas, se há algo que tenho claro, é que os jogadores de todo o Brasil preferem gramado natural. Pela saúde e por uma questão de espetáculo também”, comentou Zubeldía no início da temporada, após o empate sem gols com o Palmeiras no Allianz Parque, pelo Paulistão.

“Entendo que é mais custoso, se for fazer a quantidade de shows que faz o Palmeiras, quando tirassem o palco teriam que trocar o gramado. É um recurso que as equipes buscam, por isso que colocam o gramado sintético. Acredito que em algum ponto os jogadores terão que se unir para falar sobre esse tema, porque quem perde mais é o jogador de futebol e sua saúde. Eu que o diga. Aos 23 anos não pude jogar mais por causa do meu joelho”, completou o técnico são-paulino.

Lucas Moura se recuperou recentemente de um trauma no joelho direito sofrido justamente contra o Palmeiras, na semifinal do Paulistão. De lá para cá, o camisa 7 desfalcou o São Paulo em dez partidas, voltando a ficar à disposição na rodada passada do Campeonato Brasileiro, contra o Fortaleza.

Histórico do São Paulo no Allianz justifica temor

O joelho é uma das articulações que mais sofre com o gramado sintético. No São Paulo, diversos jogadores já tiveram graves problemas articulares atuando nesse tipo de superfície, casos de Miranda, Ferraresi, Welington, Rafinha, Galoppo, entre outros.

O fato de o São Paulo ter uma outra partida importante no meio de semana, pela Libertadores, contra o Libertad, do Paraguai, no Morumbis, também contribuiu para que Lucas fosse preservado. O Tricolor, líder do Grupo D, com dez pontos, briga com o Palmeiras pela melhor campanha geral do torneio sul-americano e, por isso, quer seguir emplacando vitórias na competição.

Lihat jejak penerbit