Leonino
·7 November 2024
Leonino
·7 November 2024
Luís Mateus recusa chamar Pote a Pedro Gonçalves, craque do Sporting
|
Luís Mateus diz ser um admirador das qualidades de Pedro Gonçalves. O diretor executivo do jornal A Bola, no seu mais recente texto de opinião, confessa, inclusive, que recusa chamar Pote ao internacional português e que o mesmo ajuda Viktor Gyokeres a ser melhor jogador.
"Confesso. Sou fã de Pedro Gonçalves. De cada vez que me lembram de Gyokeres, penso no português, a quem sempre recusei chamar Pote. Ninguém tão grande poderia alguma vez ter alcunha como essa, mesmo que, com diminutivo e em cima de formas menos atléticas, até passasse em miúdo", começou por escrever.
"Claro que o sueco tem uma dimensão física espantosa e foi preciso mudar-se para um contexto onde a mesma ainda mais se destaca para despertar os ingleses do que já tiveram e não se aperceberam, um degrau abaixo de onde plantaram a melhor liga do mundo. Agora, diante dos rivais mais complicados que poderia ter pela frente, fez a prova dos nove. É o melhor que anda por cá, a larga distância", defendeu, antes de se voltar a Pote.
"Pedro Gonçalves tornará sempre melhor Gyokeres quando estiver em campo e se o sueco um dia for obrigado a parar para descansar, algo pouco provável, o nosso homem fará sempre outro avançado mostrar mais do que realmente tem. Há jogadores assim. Que vivem nas entrelinhas, sejam no campo ou nas frases, e fazem brilhar mais os outros", vincou Luís Mateus.
"Não se entende que um jogador desta magnitude de forma tão continuada não seja consensual. Talvez a dimensão só seja evidente a quem seja capaz de ler as tais entrelinhas, vá um pouco para lá do óbvio e do que salta à vista. Mesmo que ainda assim salte muito mais do que em outros", concluiu o responsável.
Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada desportiva de 2024/25 em grande plano. De momento, soma já cinco golos e seis assistências em onze partidas, nas quais disputou um total de 858 minutos dentro das quatro linhas.
Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pote contabiliza 189 partidas, 81 golos, 49 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.