
Gazeta Esportiva.com
·16 Mei 2025
Resumo da Sul-Americana: Corinthians, Atlético-MG, Fluminense e Grêmio buscarão vaga nas oitavas

Gazeta Esportiva.com
·16 Mei 2025
Corinthians, Atlético Mineiro, Grêmio e Fluminense, gigantes do continente, seguem com o sonho de classificação direta às oitavas de final da Copa Sul-Americana de 2025. Veja a missão de cada um na rodada decisiva da fase de grupos do torneio continental.
(Foto: EITAN ABRAMOVICH/AFP)
O Corinthians derrotou o modesto Racing-URU por 1 a 0 em Montevidéu e buscará uma vitória contra o Huracán, da Argentina, em Buenos Aires, para avançar às oitavas de final.
O Timão, treinado pelo ex-técnico da Seleção Brasileira Dorival Júnior, venceu graças a um gol de Bidu aos 74 minutos, no Estádio Centenário, na capital uruguaia. O time paulista se manteve na segunda colocação do Grupo C, com oito pontos.
O Huracán lidera com 11 pontos e receberá o Corinthians na última rodada, em Buenos Aires, no dia 27 de maio, confiante de que o time paulista só os ultrapassará se vencer por pelo menos quatro gols de diferença.
O América de Cali, terceiro colocado com sete pontos, receberá o Racing no mesmo dia, o único time que ainda não marcou gols na fase de grupos da Sul-Americana.
O time de Cali terá que derrotar o Racing e torcer para que o Corinthians não vença para terminar em segundo e avançar para os playoffs das oitavas de final da Sul-Americana.
Foto: Pedro Souza / Atlético
O Cienciano mostrou sua força em casa, no Estádio Inca Garcilaso de la Vega, em Cusco, e goleou o chileno Deportes Iquique por 4 a 0 nos minutos finais da partida, retomando assim a primeira colocação do Grupo H.
Dois gols de Gaspar Gentile e Osnar Noronha deram ao Cienciano uma vitória contundente, campeão da Sul-Americana de 2003, em uma final memorável contra o River Plate, da Argentina.
O time peruano assumiu a liderança do Grupo H com nove pontos, um a mais que o Atlético Mineiro, que havia derrotado o Caracas FC por 3 a 1 na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Blessing Edet marcou um gol contra aos 28 minutos, o argentino Tomás Cuello aos 48 minutos e o ex-atacante do Palmeiras Roni aos 77 minutos, dando a vitória ao Galo.
Com necessidade de vitória, o Atlético Mineiro receberá o Cienciano na Arena MRV na quinta-feira, 29 de maio, em uma verdadeira final onde a vaga na próxima fase estará em jogo.
Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC
No Estádio Palogrande, em Manizales, o colombiano Once Caldas lutou, mas recuperou a liderança do Grupo F, que havia sido perdida para o Fluminense na quarta-feira.
A seleção colombiana derrotou o San José da Bolívia por 2 a 1, com gols de Jerson Malagón aos 35 minutos e Johan Beltrán aos 34 minutos, somando doze pontos, dois a mais que o Flu, que havia derrotado o Unión Española do Chile por 2 a 0 no Estádio do Maracanã no dia anterior.
O Fluminense receberá o Once Caldas no templo do futebol brasileiro no dia 29 de maio, na última fase de grupos, com a urgência de garantir uma vitória para avançar diretamente às oitavas de final. Um empate será suficiente para a equipe colombiana garantir sua vaga nas oitavas de final.
Com uma rodada restante na fase de grupos da Copa Sul-Americana, apenas o Mushuc Runa e o Universidad Católica, do Equador, e o Lanús, da Argentina, campeão de 2013, se classificaram para as oitavas de final.
(Foto: SILVIO AVILA / AFP)
No grupo D, o Grêmio é o segundo colocado, dois pontos atrás do líder Godoy Cruz. Na última rodada, o Imortal deve vencer o Sportivo Luqueño em casa e torcer por uma derrota ou até um empate (desde que tire 2 gols de saldo) do rival.
Outros brasileiros só carregam chances de ir aos playoffs antes das oitavas. O Vitória decide a permanência na competição contra o Universidad Católica, no Equador, enquanto o Vasco precisa vencer o Melgar, do Peru. Por fim, o Cruzeiro já está eliminado.
Em comparação ao Corinthians e ao Atlético-MG, o Rei das Copas argentino tem a chance mais fácil. O Independiente venceu sua última partida nesta quinta-feira, no estádio da Libertadores da América, em Avellaneda, derrotando o Guaraní por 1 a 0, tirando os paraguaios da primeira colocação do Grupo A.
Um chute rasteiro de Diego Tarzia aos 43 minutos deu a vitória aos Rojos, bicampeões da Sul-Americana e heptacampeões da Libertadores (o maior número de vezes campeão), deixando-os com nove pontos na liderança do grupo, com oito para o Guaraní e sete para o Nacional Potosí, da Bolívia.
Na sexta e última rodada do grupo, na quarta-feira, 28 de maio, o Independiente recebe o Nacional Potosí, e o Guaraní recebe o Boston River, do Uruguai, lanterna com quatro pontos e já eliminado.
Somente o vencedor do grupo avança para as oitavas de final da Copa Sul-Americana, enquanto o segundo colocado disputará uma repescagem contra o terceiro colocado da fase de grupos da Copa Libertadores.
Caracas FC e Deportes Iquique estão fora da disputa.