Retrospecto completo: Flamengo x Botafogo - História, duelos marcantes e curiosidades | OneFootball

Retrospecto completo: Flamengo x Botafogo - História, duelos marcantes e curiosidades | OneFootball

Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·16 Mei 2025

Retrospecto completo: Flamengo x Botafogo - História, duelos marcantes e curiosidades

Gambar artikel:Retrospecto completo: Flamengo x Botafogo - História, duelos marcantes e curiosidades

Clássico mais do que centenário e palco de decisão de Campeonato Brasileiro, Flamengo x Botafogo movimenta apaixonados há mais de 110 anos — mais especificamente, desde 1913. Neste guia completo do MundoBola Flamengo, você confere o retrospecto de um dos clássicos mais antigos do Brasil.

A primeira partida entre Flamengo e Botafogo na história veio pelo Campeonato Carioca, no dia 13 de maio de 1913. Em General Severiano, casa do rival, o Rubro-Negro foi derrotado por 1 a 0.


Video OneFootball


A primeira vitória viria em 1915, também em General Severiano — e também pelo Carioca. Dessa vez, vestindo o famoso uniforme Cobra Coral, o Flamengo venceu por 2 a 1, gols de Borgerth e Riemer.

Números gerais de Flamengo x Botafogo

Nesse intervalo de 112 anos, Flamengo e Botafogo se enfrentaram 395 vezes, com retrospecto bastante favorável ao Rubro-Negro: 149 vitórias e 120 derrotas. Além disso, os rivais empataram 126 vezes.

No número de gols marcados, o clássico não decepciona: 1.130, o que dá uma média de 2,86 por jogo. Para um clássico, é um número expressivo. O Flamengo marcou 594 desses tentos e sofreu outros 536.

Jogos marcantes

Além de partidas que serão destacadas mais adiante, Flamengo e Botafogo reúnem um histórico especial de rivalidade no Carioca do século XXI. Com mais de um século de jogos entre os dois, serão esses os relembrados neste trecho.

Entre 2007, 2008 e 2009, os rivais se encontraram nas finais do Estadual três vezes seguidas — e o Rubro-Negro venceu todas, iniciando até um meme que jamais foi esquecido no Rio de Janeiro.

Na primeira delas, o jogo inicial chegou a dar pinta de que o Flamengo sucumbiria. O Botafogo foi superior e marcou logo duas vezes, com Dodô e Lúcio Flávio. Mas o Rubro-Negro reagiu no segundo tempo e, empurrado pela Nação, empatou com Renato Abreu e Souza.

Na volta, novo 2 a 2 levou a disputa para os pênaltis, com título do Flamengo no final. Mas seria apenas o primeiro capítulo de uma grande sequência entre os dois.

Um ano depois, Flamengo e Botafogo voltaram a se encontrar na final do Carioca. Dessa vez, porém, o Rubro-Negro venceu os dois jogos: 1 a 0 na ida e 3 a 1 na volta.

O segundo jogo, inclusive, veio com show de Obina — que marcou duas vezes. Diego Tardelli completou a contagem rubro-negra já no finalzinho da partida. O detalhe é que o Botafogo chegou a abrir o placar e cancelar a vantagem do jogo de ida, antes de os dois saírem do banco no intervalo.

Com mais de 80 mil pessoas no Maracanã, o Flamengo atuou com Bruno; Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jailton, Cristian (Obina), Ibson (Diego Tardelli) e Toró; Marcinho (Kléberson) e Souza.

Foi essa partida, inclusive, que iniciou a zoação do "chororô", já que vários jogadores do Botafogo se juntaram para fazer um comunicado à imprensa na coletiva. Nela, reclamaram da arbitragem, choraram e criaram uma cena que ficou eternizada para sempre na história do futebol carioca.

Por fim, 2009 trouxe mais um encontro. E o destino foi o mesmo da primeira final: dois jogos empatados em 2 a 2 e título do Flamengo nos pênaltis, em um Maracanã completamente lotado.

O detalhe é que nem precisava ter sido tão sofrido. Na volta, o Rubro-Negro chegou a abrir 2 a 0 com gols de Kleberson, mas permitiu o empate do adversário. No fim, venceu nas penalidades.

Gols e artilheiros

Contabilizando apenas as partidas oficiais, o retrospecto de Flamengo x Botafogo mostra 351 jogos no total, com 131 vitórias rubro-negras e 107 do adversário. Outros 113 duelos terminaram em empate.

E a média de gols também é alta, com 1.008 no total — 531 do Flamengo e 477 do Botafogo. E ninguém marcou mais vezes que o maior de todos, Zico. Em 36 jogos, o Galinho fez 20 gols sobre o rival.

Em um top-5 que só reúne lendas, a segunda colocação é de Mané Garrincha, que marcou 11 vezes em 11 jogos pelo Botafogo. Romário (10), Dida (9) e Narciso Doval (9), todos do Flamengo, aparecem a seguir.

Em ordem decrescente de gols, o Flamengo tem nomes do quilate de Bruno Henrique (7), Athirson (5), Júnior (5), Nunes (5), Adriano (4), Sávio (3), entre muitos outros.

Flamengo x Botafogo no Brasileirão

De todos os quase 400 confrontos entre Flamengo e Botafogo, nenhum valeu mais do que a final do Brasileirão de 1992, a maior decisão fora dos limites do Rio de Janeiro protagonizada pelos clubes.

E o Flamengo, embalado pelo Maestro Júnior, praticamente definiu o título no jogo de ida — que recebeu mais de 102 mil pessoas no Maracanã. Com 3 a 0 no placar, gols de Nélio, Gaúcho e do próprio capitão, o Rubro-Negro só segurou o 2 a 2 na volta, em frente a 122 mil apaixonados.

O onze inicial do Flamengo naquele jogo de ida tinha Gilmar; Wilson Gottardo, Júnior Baiano, Piá e Júnior; Fabinho, Zinho e Uidemar; Gaúcho, Júlio César e Nélio.

Em 2009, ano em que o Flamengo encerrou uma escrita de 17 anos sem conquistar o Brasileirão, uma vitória sobre o Botafogo foi vital para o título — e suada no mesmo nível. E o jogo não deixou de ser histórico, já que foi o primeiro entre os times no Engenhão.

Vindo de vitórias sobre São Paulo e Palmeiras e embalado por dez jogos de invencibilidade, o Flamengo encarou o Botafogo, pela 31ª rodada, já pensando na possibilidade de ser campeão brasileiro.

No entanto, em um jogo cheio de complicações, Adriano marcou o único gol aos 31 do primeiro tempo. Foi o último clássico do Flamengo naquela edição. O jogo seguinte encerraria a invencibilidade, com uma inesperada derrota para o Grêmio Barueri — a última do time que seria hexacampeão.

Confrontos em outras competições

Pouco tempo depois daquele Brasileirão de 2009, outra caminhada que daria em título passou pelo Botafogo — mas com um grau e tanto a mais de facilidade.

Em duelo válido pelas quartas de final da Copa do Brasil de 2013, o Flamengo pegou um embalado Botafogo e ignorou completamente a boa fase do adversário.

Após empate em 1 a 1 na partida de ida, o Rubro-Negro engoliu o rival por 4 a 0 na volta, em dia iluminado do artilheiro Hernane — que marcou três vezes, todas com apenas um toque na bola. Léo Moura, que fazia aniversário naquele 23 de outubro, completou a contagem.

No primeiro dos dois Cariocas realizados em 1979, o Flamengo chegou para a última rodada, contra o Botafogo, já campeão. A questão é que o Rubro-Negro não havia perdido um jogo sequer, e o rival queria mais do que tudo evitar o título invicto.

Naturalmente, o Botafogo — mesmo sem outros objetivos — jogou como se ainda estivesse brigando pelo título. Só não contava com dia inspirado de Zico, que teve grande atuação e marcou duas vezes.

O Rubro-Negro, porém, não manteve o nível do craque e acabou sofrendo o empate. No entanto, o Galinho acalmou o time e ajudou os jogadores a segurarem o 2 a 2 até o fim.

Em frente a 158.477 espectadores no Maracanã, o Flamengo jogou com Cantareli; Toninho Baiano, Rondinelli, Nélson e Júnior; Carpegiani (Andrade), Adílio e Zico; Reinaldo, Luisinho das Arábias (Cláudio Adão) e Tita.

Recentemente, os rivais tiveram a oportunidade de disputar outro título nacional: a Supercopa do Brasil. Na abertura da temporada 2025, o Flamengo levou a melhor por 3 a 1 e garantiu o segundo título sobre o rival a nível nacional.

Além disso, os times já se enfrentaram por Rio-São Paulo e Roberto Gomes Pedrosa.

Curiosidades de Flamengo x Botafogo

A maior vitória do Flamengo sobre o Botafogo veio no Campeonato Carioca de 1926, quando o Rubro-Negro enfiou 8 a 1 no rival

A maior invencibilidade do confronto pertence ao Flamengo, e nem faz tanto tempo: entre 2004 e 2008, o Rubro-Negro ficou 14 jogos sem perder para o Botafogo

Ainda dentro dessa sequência, o Flamengo conseguiu também o maior número de vitórias consecutivas: cinco, entre 31 de julho de 2005 e 10 de setembro de 2006

Nos últimos 18 jogos, o Botafogo só venceu o Flamengo quatro vezes. Foram 13 triunfos rubro-negros e um empate

Flamengo e Botafogo não empatam um jogo há quase cinco anos. O último foi em 2020: 1 a 1 pelo Brasileirão. De lá para cá, o Rubro-Negro venceu nove e perdeu quatro.

Último jogo

O encontro mais recente entre Flamengo e Botafogo aconteceu pela primeira fase do Campeonato Carioca de 2025. E terminou com vitória do Mais Querido, que marcou o único gol do jogo com Léo Ortiz.

Disputado no Maracanã, o jogo foi o primeiro encontro entre os dois desde a vitória do Flamengo na final da Supercopa do Brasil. Com tensões pipocando aqui e ali, o cenário se complicou de vez no apito final.

Uma confusão e tanto se formou no meio-campo, e o zagueiro Barboza foi para cima de Bruno Henrique. Defendendo o companheiro, Cleiton acertou um soco no jogador do Botafogo que o fez quebrar um dente.

Dentro de campo, porém, o Flamengo foi superior mesmo jogando com um time mesclado. Matheus Cunha, Varela, Allan e Juninho começaram como titulares naquele jogo.

Lihat jejak penerbit