Glorioso 1904
·1 April 2025
Tudo o que disse Bruno Lage na antevisão do Benfica - Farense

Glorioso 1904
·1 April 2025
Bruno Lage marcou presença esta terça-feira, 1 de abril, para fazer a antevisão ao duelo do Benfica com o Farense, a valer para a jornada 27 da Liga Portugal Betclic. O encontro está agendado para as 20h15, da próxima quarta-feira, 2 de abril, no Estádio da Luz. Confira tudo o que disse o técnico aos jornalistas.
Que tipo de jogo espera?
"Antecipando já algumas questões, e por vezes o discurso torna-se repetitivo, o nosso foco está no jogo de amanhã. Digo aqui como digo no balneário: Farense, Farense, Farense".
"Antes de mais, é a nossa postura e o nosso foco, completamente no jogo de amanhã. Farense, Farense, Farense. Preocupar-nos com aquilo que controlamos. Depois parte de mim que a equipa jogue de acordo com a nossa qualidade. O Farense, apesar dos últimos resultados, tem uma grande dinâmica e por isso temos de estar no nosso melhor. Por vezes, com três centrais, por outros com dois... Uma equipa com muita qualidade nas transições com os homens da frente tecnicamente muito evoluídos. Completamente focados no nosso jogo.
Gestão de alguns jogadores a pensar no Clássico?
"Escolher e decidir o melhor onze para vencer amanhã. Não é só o Tomás... A jogar de três em três dias, há sempre um jogador com um toque ou mazela. Temos de escolher o melhor onze para vencer o jogo de amanhã. Temos feito algumas alterações em função da dinâmica e dos espaços que pretendemos encontrar. Vai ser em função disso. Olhar para a dinâmica do Farense, para a nossa equipa e o momento de cada jogo, e garantir que a equipa faça um jogo de acordo com a nossa qualidade".
Benfica é a equipa que mais pratica melhor futebol
"Favoritos? Temos de fazer o nosso trabalho. No nosso clube temos de ser favoritos. Mas de acordo com a exigência dos adeptos, temos de ter um futebol qualidade. Há algum tempo falei disso, dessa consistência, a equipa tem conseguido isso. Independente de quem joga, a equipa têm encontrado essa dinâmica. A nossa tarefa é fazer os grandes jogadores jogarem em equipa e que eles estejam sempre a top".
AVB falou em jogo da época para o FC Porto
"Farense! O jogo mais importante para nós é Farense. É o mais importante porquê? Porque é o próximo. Lamento, neste momento não consigo ter outro discurso que não seja este. É o meu foco e a minha energia. O nosso trabalho é ganhar títulos."
Já falou da próxima época mas esqueceu-se do seu nome
"Novamente Farense. Quando me perguntam sobre assuntos da próxima época, cá estou eu para responder, mas o compromisso tem de ser com o jogo de amanhã".
Lado emocional dos jogadores perante dois jogos tão distintos
"Da forma como nós treinamos, não damos essa possibilidade que isso aconteça. Por isso é que disse, e desculpem voltar a repetir, cabe-me a mim garantir que eles façam bem as coisas e de forma consistente. Temos treinado com essa exigência. Temos dois meses em que a equipa está a crescer, a dinâmica está cada vez melhor... (...) Há um conjunto de tempo de trabalho e de qualidade que nos está a levar a esta consistência. A minha principal função é garantir esse patamar de exigência: a forma como treinamos, a exigência de jogar com qualidade... Um jogador que consiga entregar em 10 minutos aquilo que eu quero, no jogo seguinte pode ser opção. Isto acontece tendo este plantel com esta riqueza e havendo dois jogadores de qualidade em cada posição. Sabem que tem de render porque tem jogadores de qualidade ao lado."
O que se passa com Tomás Araújo?
"Há vários jogadores que temos de ter uma gestão e o Tomás está nesse lote. Geralmente até são os jogadores da frente que jogam 60/70 minutos. Nos últimos dois/três anos, e em função das cinco substituições, já tivemos muitos treinadores a trocar centrais e laterais. Temos de o saber gerir da melhor forma. O jogador não está em risco de nada crónico. Temos é de o saber gerir. Aquilo que fez na primeira parte fez-nos perceber que pode render quando é chamado. Não havendo Tomás, temos vários jogadores para a posição. O Leandro [Santos] é um menino que está a crescer muito bem, o Samuel [Dahl] já jogou à direita e tem uma facilidade tremenda de jogar com os dois pés, o próprio Fredrik [Aursnes] já jogou naquela posição. O mais importante é termos jogadores para estarmos protegidos. Para amanhã? Ainda não decidi (risos)"-
Di María muda ideia de jogo e do onze?
"A nossa ideia não muda. Temos alguns princípios que são a base da nossa ideia em campo e de ideia de jogo. O que muda são as características e as qualidades dos jogadores. (...) É mais isso que muda do que a ideia de jogo".
Tiago Gouveia voltou e jogou pela equipa B
"Foi com enorme satisfação que o vimos jogar ontem 45 minutos. Já o conhecia, e desde a primeira hora, fui vendo a tristeza do jogador, por estar parado, mas ao mesmo tempo também vi a resistência e o querer recuperar para ajudar a equipa. Há duas semanas que está a trabalhar connosco. Pode jogar à frente e tem qualidade no remate. Também já jogou como lateral e tem uma coisa que aprecio muito: o cruzamento. Queremos tê-lo o mais rápido para ajudar a equipa nesta reta final".
Luta do título pode ser definida pelos critérios de desempate
"Uma pergunta muito interessante, mas o importante é ganhar amanhã. Temos de fazer aquilo que temos de falar. Foco total no jogo, criarmos oportunidade e marcar golos. É isso que temos de fazer isso. Não gostou muito de olhar para a estatística, mas nos últimos jogos temos criado quatro ou cinco oportunidade e marcamos dois ou três. Quantas mais oportunidades criarmos, mais golos vamos marcar. É esse o objetivo".
Tomás Araújo está em risco de ser operado?
"Não há risco de ser operado. Há 30 anos uma pubalgia era tabu e tinha de ser operado... Hoje é completamente diferente. As coisas estão diferentes. O mais importante é sabermos como temos de gerir não só o Tomás, mas um plantel desta qualidade e a jogar de três em três dias. Temos a mesma preocupação com o Tomás como temos com o Otamendi, que tem 37 anos e joga de três em três dias. Amanhã vai jogar".
Gestão do ego dos jogadores
"Ego não pode existir. Quem meter o ego à frente da equipa, não entra na equipa. O que eu quero é olhar para os jogo e perceber o que os jogadores podem fazer e escolher a melhor equipa. Volto a repetir. A exigência e aquilo que os jogadores podem dar, seja a entrar de início, como suplentes e até nos treinos. É isso que vai definir minutos até final da época".
"A sua pergunta é muito interessante, mas o meu foco é o jogo no Farense. O que eu quero é garantir a possibilidade de o Benfica jogar na Liga dos Campeões e ajudar com pontos a posição [de Portugal] no ranking".
Langsung