Papo na Colina
·3 febbraio 2025
Papo na Colina
·3 febbraio 2025
A negociação entre Vasco e Bruma já se tornou uma novela. Enquanto diversos jornalistas que cobrem o Vasco garantem que as partes estão muito próximas de chegar em um acordo, fontes de Portugal garantem que o atleta recusou a proposta do Vasco por não gostar do projeto esportivo, e que o Benfica iria atrás do atleta nesta janela.
O Vasco havia enviado na noite de sexta-feira uma proposta ao Braga, com todas as exigências do clube português atendidas, e agora aguardava apenas um “ok” para dar o negócio como fechado. A situação pode mudar a qualquer momento e o Vasco vê atento, já que a janela fecha nesta semana. Para ajudar a entender quem é o possível novo atacante do Vasco, o ge separou seis fatos curiosos sobre o jogador:
Camisa 7 de Cristiano Ronaldo
Bruma é presença constante nas listas de convocação da seleção de Portugal desde 2017, embora tenha ficado fora das Copas do Mundo de 2018 e 2022. Portanto, ele é contemporâneo do maior jogador português de todos os tempos: Cristiano Ronaldo.
Em março do ano passado, num amistoso contra a Suécia, Cristiano Ronaldo foi poupado. Bruma ficou com a icônica camisa 7 e tornou-se o primeiro jogador a vestir o número na seleção desde que Cristiano Ronaldo a herdou de Figo, em 2008. E o novo atacante do Vasco não fez feio e marcou um dos gols da goleada por 5 a 2 sobre os suecos.
Cheio de confiança
Bruma, que vive ótimo momento com a camisa do Braga, já deixou claro que não esquenta a cabeça em assumir grandes responsabilidades. Em novembro do ano passado, em entrevista a um podcast produzido pelo clube português, ele deu a seguinte declaração:
“Quando está difícil para resolver, a única coisa que as pessoas têm que fazer é procurar a bola e conseguir achar o Bruma. Quem pode resolver sou eu, não é mais ninguém”.
Balões?
A essa altura, você já deve saber que a marca registrada de Bruma é comemorar seus gols enchendo balões de festa. Em Portugal, a imprensa brinca dizendo que o atacante “já encheu tantos balões nesta temporada ou neste campeonato”, referindo-se ao número de gols marcados por ele.
Mas qual é a origem da comemoração? De acordo com o site português “O Jogo”, não há nada muito especial em torno do gesto: de tanto ser provocado pelos amigos, que costumam soprar balões no seu rosto em partidas de FIFA no videogame, Bruma resolveu adotar a comemoração no campo. A primeira vez que festejou dessa forma foi em agosto de 2023, numa vitória sobre o Backa Topola, pela Liga dos Campeões.
O gol que rodou o mundo
Bruma tem quase 100 gols marcados na carreira profissional, mas um deles foi tão bonito que rodou o mundo e chegou a ser incluído numa lista de 10 golaços da edição da Liga dos Campeões 2023/24. Em outubro de 2023, o Braga de Bruma foi até a Alemanha enfrentar o Union Berlin, pela fase de grupos da Champions. Aos seis minutos do segundo tempo, o atacante português recebeu de Ricardo Horta na entrada da área, em uma cobrança ensaiada de escanteio, e bateu de primeira no ângulo.
Defendeu Robson Bambu
No Braga, Bruma é companheiro de um jogador que recentemente passou pelo Vasco: o zagueiro Robson Bambu. Há duas semanas, na derrota da sua equipe para Union St. Gilloise, na Liga Europa, o atacante foi expulso depois do apito final. De início o motivo não ficou claro, mas os jornais portugueses em seguida revelaram que Bruma foi tirar satisfação com o goleiro adversário, que teria dirigido ofensas a Bambu durante a partida. E deu-se início a uma confusão.
Como precisou cumprir suspensão, Bruma não foi a campo contra a Lazio na quinta-feira passada, pela última rodada da primeira fase da competição. O Braga venceu por 1 a 0, mas acabou ficando fora dos playoffs.
O pai é um famoso guerrilheiro
Bruma é nascido na Guiné-Bissau, mas naturalizado português. Seu pai foi um famoso guerrilheiro que lutou pela independência do país de origem. A história veio à tona no início deste ano, depois do lançamento do livro de memórias de Manecas Santos, um dos rostos mais conhecidos da guerra colonial e que mais tarde tornou-se ministro das finanças. Alguns dos seus relatos descrevem a bravura e a importância de Tué Na Bagna, pai de Bruma.
– Tué era, de fato, dono de uma coragem que beirava a loucura.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News