OneFootball
·3 gennaio 2025
OneFootball
·3 gennaio 2025
Quando Inter de Milão e Atalanta entraram no Alawwal Park, em Riade, nesta quinta-feira (2), para a primeira semifinal da Supercopa Italiana, o duelo marcou o mais recente e importante momento, em um vínculo cada vez mais forte, entre a Arábia Saudita e o futebol italiano.
Desde sua criação em 1988, a competição não tem medo de levar o espetáculo para fora de casa – Estados Unidos, Líbia, China e Catar já sediaram edições passadas.
Agora, é a vez da Arábia Saudita. Além de atuar simplesmente como anfitriões temporários, faz parte de uma parceria estratégica mais ampla para beneficiar o futebol em ambas as nações.
Os benefícios para o futebol italiano? A oportunidade de mostrar alguns de seus melhores jogadores e clubes diante da apaixonada comunidade local de futebol.
Os benefícios para a Arábia Saudita? Não apenas uma oportunidade de vivenciar o futebol italiano em todo o seu esplendor, mas também outra chance para sua jovem população se inspirar a se manter ativa e levar vidas saudáveis.
A Supercopa Italiana é o mais recente momento no calendário anual da Arábia Saudita de eventos esportivos de alto perfil; mais de 115 desde 2018. Essas parcerias visam incentivar a participação da juventude, promover uma maior colaboração internacional e também convidar visitantes de todo o mundo para experimentar a cultura única do país.
A Arábia Saudita sempre foi apaixonada por futebol, mais de 80% do país acompanha o esporte, a Saudi League Pro está crescendo dentro e fora de campo, enquanto o país se estabelece como um grande anfitrião do futebol internacional, incluindo, é claro, a Copa do Mundo da Fifa de 2034.
Com a participação em esportes aumentando em 300% desde 2015 e a participação no futebol aumentando em 58% desde 2021, a Arábia Saudita está provando que o esporte é mais do que um jogo - é um motor de transformação nacional.
Este ano será a quinta vez que a Supercopa Italiana será realizada na Arábia Saudita. Ela estreou no Reino em janeiro de 2019, quando a Juventus venceu o AC Milan em Jedá, com direito a um gol de Cristiano Ronaldo.
A Supercopa Italiana retornou à Arábia Saudita 11 meses depois, desta vez em Riade, e no futuro estádio de Cristiano Ronaldo, o King Saud University Stadium (agora conhecido como Alawwal Park). A Juventus novamente disputou a final, mas não conseguiu ficar com o troféu diante de 23.000 torcedores, já que a Lazio venceu por 3 x 1.
A competição permaneceu na Itália em 2020 e 2021, mas voltou a Riade em janeiro de 2023 para a edição de 2022, com os rivais AC Milan e Inter de Milão. Uma vitória convincente por 3 x 0 para o Inter de Milão foi testemunhada por mais de 51.000 fãs no King Fahd International Stadium.
Jogada em janeiro do ano passado, a Supercopa Italiana de 2023 voltou ao Alawwal Park em Riade. As semifinais foram disputadas entre a Inter de Milão, vencedora da Copa da Itália, que derrotou a Lazio, vice-campeã da Serie A, e a Napoli, campeão da Liga, que bateu a Fiorentina, finalista da Copa – ambos os jogos foram 3 x 0.
Na grande final, a Inter de Milão levou a melhor graças a um gol dramático nos acréscimos de Lautaro Martinez.
📸 MIGUEL MEDINA
Agora é hora da próxima disputa, mais uma vez no Alawwal Park, com a Inter de Milão (campeã da Serie A), esperando por Juventus (vencedora da Copa da Itália) ou AC Milan (vice-campeão da Serie A).
Nova potência do futebol italiano, a Atalanta chegou ao torneio, por ter disputado a final da Copa da Itália, mas acabou ficando pelo caminho agora em Riade, ao perder para os Nerazzurri.
Na Serie A, o time de Bergamo, no entanto, lidera a tabela.
As quatro edições realizadas até agora na Arábia Saudita reuniram mais de 191.000 fãs de futebol de todo o mundo, refletindo o poder unificador do esporte.
Esses eventos incorporam o compromisso da Arábia Saudita em promover conexões globais por meio do esporte, inspirando sua juventude a adotar estilos de vida ativos e saudáveis.
📸 Abdullah Ahmed - 2025 Getty Images