Gazeta Esportiva.com
·2 febbraio 2025
Gazeta Esportiva.com
·2 febbraio 2025
Por Victória Romanelli
O “efeito Neymar” contagiou a equipe do Santos, que colocou fim a um jejum de quatro rodadas e voltou a vencer neste sábado. O Peixe bateu o São Paulo, de virada, por 3 a 1, em duelo da sexta rodada do Campeonato Paulista, na Vila Viva Sorte. Os gols foram marcados por Guilherme (duas vezes) e Gabriel Bontempo.
O Peixe chegou para o duelo precisando dar uma resposta para a torcida. A equipe comandada por Pedro Caixinha vinha de derrotas consecutivas para Palmeiras, Velo Clube e São Bernardo. Esse foi o primeiro jogo após a oficialização da chegada de Neymar, que passa a reforçar o time na sequência da temporada.
O relato dos jogadores santistas era o mesmo: a atmosfera estava diferente. E foi mais ou menos isso mesmo que se sentiu na Vila mesmo com Neymar distante. Após sua calorosa recepção na última sexta-feira, o atleta foi liberado e viu o triunfo dos companheiros de casa. Ele se apresenta na segunda-feira e começa a preparação com o restante da equipe.
Desde o começo, o clima do jogo estava quente e bem disputado. As equipes também enfrentaram certas dificuldades no gramado, que sofreu com a forte chuva antes do jogo e durante parte dele. O técnico Pedro Caixinha se revoltou com a arbitragem e foi expulso logo aos seis minutos do primeiro tempo. Dentro das quatro linhas, o Santos não sentiu o “desfalque” e seguiu brigando no jogo.
O São Paulo abriu o placar aos 34 minutos do primeiro tempo, Lucas abriu o placar. Sem tempo para se lamentar, o Santos correu atrás do prejuízo e deixou tudo igual ainda antes do intervalo, com Guilherme. O artilheiro primeiro cabeceou com perigo e viu Rafael fazer grande defesa. No rebote, Bontempo bateu cruzado e o próprio Guilherme apareceu para completar e marcar o gol de número 13 mil do Peixe.
E na segunda etapa, a virada aconteceu. Em jogada construída do campo de defesa, Soteldo recebeu na frente e acionou Bontempo, que ajeitou a bola e bateu cruzado, sem chances para Rafael. O terceiro gol saiu dos pés de Guilherme, novamente. Após assistência de Pituca, o artilheiro saiu cara a cara com o goleiro Tricolor e estufou a rede.
A atuação de Guilherme foi elogiada por Neymar, que o chamou de “craque”. De longe, o craque mudou a atmosfera do Santos, que havia sofrido dois duros golpes de virada. Antes de sua estreia, o Santos ganha um gás no Campeonato Paulista e tem um terreno mais tranquilo para a estreia do novo camisa 10.
Pedro Caixinha, que não estará à beira do gramado no próximo jogo, confirmou a presença de Neymar diante do Botafogo-SP. A bola rola para este duelo a partir das 21h35 (de Brasília), na Vila Viva Sorte.
O resultado deixou o Santos com sete pontos, na segunda posição do Grupo B, atrás apenas do Guarani, que tem a mesma pontuação. O Bugre ainda entra em campo no domingo, contra o Palmeiras. Portuguesa e Bragantino, com cinco e quatro pontos respectivamente, completam a chave.
Live