
Gazeta Esportiva.com
·14 aprile 2025
Análise: São Paulo volta a mostrar dificuldade para segurar resultados e perde pontos preciosos em casa

Gazeta Esportiva.com
·14 aprile 2025
Por Thais Bueno
Na noite do último sábado, o São Paulo, novamente, cedeu um empate. O Tricolor saiu na frente no placar contra o Cruzeiro, no Morumbis, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, mas viu a Raposa deixar tudo igual em 1 a 1. Ferreira marcou o gol dos donos da casa.
O cenário do embate deste domingo foi muito parecido com o que aconteceu no duelo da última quinta-feira, também no estádio tricolor. O São Paulo abriu 2 a 0 no placar, mas o Allianza Lima, do Peru, buscou o empate em 2 a 2, pela segunda rodada da Libertadores.
O Tricolor, assim, tem mostrado certa dificuldade para segurar resultados recentemente, o que fez com o time perdesse pontos preciosos em casa neste início de Brasileirão. Tais pontos, inclusive, podem vir a ser fundamentais para as pretensões do clube na competição nacional.
Em relação à partida, a comissão técnica do São Paulo precisou realizar duas mudanças obrigatórias na escalação titular. Ruan assumiu a vaga de Arboleda, com uma sobrecarga muscular, na zaga, enquanto André Silva foi o escolhido para substituir Calleri, suspenso por cartão vermelho.
O jogo do São Paulo foi muito focado nas beiradas do campo, uma vez que o Cruzeiro promoveu uma marcação reforçada no meio-campo. Ferreira e Lucas Ferreira foram bastante acionados, mas os laterais não foram tanto ao ataque e a criação de jogadas ficou muito presa aos pontas.
A atuação do Tricolor, em linhas gerais, não foi ruim. A equipe teve volume de jogo, em alguns momentos mais do que outros, mas esbarrou na falta de precisão do último passe. Faltou capricho aos jogadores no terço final do campo – prova disso é que, ao fim do primeiro tempo, Cássio não havia feito uma defesa sequer.
No segundo tempo, Cuberas mostrou coragem e colocou Alves no lugar de Luciano, que teve atuação apagada. O time melhorou e, aos seis minutos, Ferreira, vivendo bom momento individual, subiu de cabeça após cruzamento de Cédric Soares e abriu o placar para o São Paulo.
Contudo, o que era para ser o primeiro triunfo tricolor na Série A, virou uma amargura. Pouco tempo depois, em uma desatenção geral do setor defensivo, Kaio Jorge se enfiou na pequena área e completou para o fundo das redes. O empate, então, saiu com “gosto de derrota”, como mencionado por Ferreira.
É fato que, nos dois jogos em que mostrou problemas na manutenção de resultados, o São Paulo teve desfalques. Ao todo, foram quatro ausências, além das duas já mencionadas: Lucas (dores no joelho direito), Oscar (lesão muscular na coxa esquerda), Pablo Maia (lesão ligamentar no tornozelo direito) e Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar) também ficaram de fora.
Contudo, os desfalques não justificam as dificuldades apresentadas pelo São Paulo recentemente. Como reforçado pelo auxiliar técnico Maxi Cuberas, não há desculpas, e o time precisa melhorar em alguns pontos se quiser sair campeão de algo nesta temporada.
Com o resultado deste domingo, o São Paulo chegou ao terceiro empate consecutivo e soma somente três pontos na Série A. A equipe são-paulina figura na 15ª colocação na tabela de classificação.
O São Paulo, agora, retorna aos gramados já no meio de semana mirando o primeiro triunfo no Brasileirão. O Tricolor visita contra o Botafogo nesta quarta-feira, às 18h30 (de Brasília), no Nilton Santos, em compromisso válido pela quarta rodada do torneio.