Campeão do Mundial de Clubes, Raí exalta novo formato da competição e destaca crescimento do futebol sul-americano | OneFootball

Campeão do Mundial de Clubes, Raí exalta novo formato da competição e destaca crescimento do futebol sul-americano | OneFootball

Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·18 aprile 2025

Campeão do Mundial de Clubes, Raí exalta novo formato da competição e destaca crescimento do futebol sul-americano

Immagine dell'articolo:Campeão do Mundial de Clubes, Raí exalta novo formato da competição e destaca crescimento do futebol sul-americano

Nesta quinta-feira, Raí, ídolo do São Paulo e diversas vezes convocado para a Seleção Brasileira, compartilhou suas impressões sobre o novo formato do Mundial de Clubes, que será realizado nos Estados Unidos. Em entrevista à FIFA, o ex-jogador destacou a importância da competição e o crescimento do futebol sul-americano no cenário internacional.

“Esse Mundial de Clubes com certeza será algo que torcedores e clubes vão querer muito conquistar. A tendência no Brasil é que comecemos a nos desenvolver ainda mais, e vemos países que estão se tornando cada vez mais fortes em outros continentes, que vão investir cada vez mais no futebol. Em relação à Europa, já vemos algumas surpresas, confrontos entre clubes de diferentes continentes que começam a causar surpresas. Então, acredito que o Mundial de Clubes chega em um momento em que esse equilíbrio entre os continentes está começando a ficar mais interessante do que nunca”, afirmou.


OneFootball Video


Duas vezes campeão Mundial (ainda no formato antigo), ambas pelo Tricolor paulista, Raí também comentou sobre os investimentos recentes no futebol brasileiro e destacou a competitividade crescente entre os clubes: “Acho que está começando a haver investimentos (no Brasil). Há uns 10 ou 20 anos, por exemplo, mal havia competitividade, mas agora temos grandes equipes como Botafogo, Palmeiras, Flamengo. E estou falando apenas do Brasil. Também há alguns na Argentina”, continuou.

“A diferença (em relação aos clubes europeus) é muito menor. O Mundial de Clubes é a oportunidade de valorizar ainda mais os clubes sul-americanos, por isso eles estarão muito motivados. Quanto mais valorizarmos um clube, mais competições desse tipo haverá, mais o clube poderá manter seus grandes jogadores e seus jovens por mais tempo, para que haja mais equilíbrio entre os continentes”, disse.

O ex-atleta também expressou entusiasmo pelo confronto entre Botafogo e Paris Saint-Germain, previsto para a fase de grupos do torneio: “O Botafogo é um clube muito bom no Rio, e mesmo as pessoas da cidade que torcem para outros clubes gostam de acompanhá-lo. Tem uma história particular, o Garrincha jogou lá”, declarou.

“É o representante do Brasil contra o PSG, nem sei quando foi o último jogo entre o PSG e um time brasileiro, então vai ser algo muito especial para mim. Vai ser um jogão, que também dará a oportunidade a um time brasileiro, campeão da Libertadores, de enfrentar uma das melhores equipes da Europa atualmente”, completou.

O novo formato do Mundial de Clubes contará com 32 equipes, das quais seis representarão a América do Sul. Dentre os clubes brasileiros classificados estão Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, este último após conquistar a Copa Libertadores de 2024, enquanto os dois restantes são os argentinos Boca Juniors e River Plate. O torneio está programado para ocorrer entre 15 de junho e 13 de julho.

Visualizza l' imprint del creator