oGol.com.br
·27 febbraio 2025
Cerebral e definidor: conheça Rubén Lezcano, joia paraguaia a caminho do Flu

oGol.com.br
·27 febbraio 2025
Sempre atento ao mercado sul-americano, o Fluminense está muito perto de anunciar mais um reforço jovem vindo da "gringa". Trata-se do meia-atacante Rubén Lezcano, de apenas 21 anos, que atualmente defende o Libertad, do Paraguai.
Lezcano, inclusive, é um pedido especial de Mano Menezes, que deixou claro a necessidade do elenco tricolor por um jogador de meio campo que seja capaz de construir e finalizar bem as jogadas, características que casam com o estilo de jogo da joia paraguaia.
Com isso, o Tricolor das Laranjeiras abriu os cofres, venceu a concorrência de clubes da Major League Soccer e deve desembolsar cerca de 5 milhões de dólares, aproximadamente R$ 29 milhões, por 60% dos direitos econômicos do jogador.
Revelado nas categorias de base do Deportivo Capiatá, Rubén Lezcano sempre se destacou pela técnica apurada e por sua capacidade de gerar jogo para as equipes. Foi assim que o meia-atacante chamou a atenção do Libertad em 2022.
A evolução em Assunção, entretanto, foi trabalhada com cautela por parte dos "Albinegros". Com o trabalho de crescimento físico, tático e técnico, Lezcano foi inserido numa escala gradual de minutos em campo e precisou de duas temporadas para se firmar como peça relevante no elenco repollero.
Sempre com a perna canhota, Rubén Lezcano foi capaz de potencializar o jogo vertical do Libertad e, apesar da pouca idade, assumiu o posto de grande construtor da equipe em 2024, municiando um ataque para lá de experiente (capitaneado pelo veteraníssimo Roque Santa Cruz).
Além da facilidade na condução de bola, no drible e na quebra de linhas, Lezcano mostrou a capacidade de recomposição rápida, o que interessa muito a Mano Menezes, e também de conduzir a aceleração nas transições ofensivas, seja com a bola ou sem ela.
Não à toa, Rubén Lezcano foi eleito o melhor meia do Campeonato Paraguaio em 2024 e foi o responsável pelo gol do título na Copa do Paraguai, além do protagonismo na Supercopa paraguaia, gerando muitos elogios de Patito Aquino, técnico do Libertad.
"É impressionante a capacidade que ele tem de mudar um jogo. Ele pode servir como também pode definir um lance com um movimento que ninguém espera. E assim ele fez ao longo deste ano. Para mim, não há dúvidas, Lezcano é o melhor jogador do futebol paraguaio na atualidade", declarou Aquino.
Endossando as falas de Aquino, Rubén Lezcano iniciou 2025 de forma inspirada. Até aqui, o jogador disputou seis jogos, marcou três gols e distribuiu quatro assistências, somando pouco mais de uma participação em gol por partida.
Em seus melhores momentos no Libertad, Lezcano, apesar de ser um meia capaz de capitanear o setor construtivo, foi utilizado aberto pelo lado direito, buscando quase sempre o jogo por dentro na sua perna esquerda.
No entanto, apesar do posicionamento "pré-determinado", o jogador tinha liberdade para circular e fazer fluir o setor ofensivo do Libertad. E é exatamente o que busca Mano Menezes para sequência da temporada, especialmente pela ausência de Paulo Henrique Ganso, que segue lutando para voltar a atuar após passar por uma miocardite.
Sem PH Ganso, Mano já tentou Lima e Arias no setor, mas acabou sobrecarregando e desequilibrando a equipe. Agora, com a presença de Lezcano, em teoria, o técnico do Flu terá mais opções de encaixar seu melhor jogo, além de ganhar alternativas para encarar diferentes situações de jogo.
O contraponto, num primeiro momento, é a parte da adaptação ao futebol brasileiro. Com apenas 21 anos, Rubén Lezcano vai para sua primeira experiência internacional e talvez precise de um período para se ambientar ao jogo praticado por aqui, assim como foi em seus primeiros anos como profissional no Libertad.