Jogada10
·10 maggio 2025
City tropeça no lanterna e pode perder o 3º lugar no Inglês

Jogada10
·10 maggio 2025
O Manchester City deu, neste sábado, 10/5, mais um exemplo de sua irregularidade na temporada. O então tetracampeão da Premier League, que perdeu o título de 2024/25 para o Liverpool, visitou no St. Mary Stadium o lanterna Southampton. Mas não saiu de um 0 a 0. Pura decepção neste jogo pela 36ª rodada do Inglês.
Esse empate foi péssimo para o City, que foi a 65 pontos e agora vê Newcastle e Chelsea (com 63), Nottingham Forest (61) e Aston Villa (60), que ainda jogarão na rodada, se aproximarem do atual terceiro colocado. O Southampton, com o pior ataque e pior defesa do Inglês, chega aos 12 pontos. Pela primeira vez após 36 rodadas não levou gol em um jogo. Dois destaques do time na partida foram o goleiro Ramsdale e o lateral brasileiro Welington (ex-São Paulo).
Vale destacar que o título inglês já está decidido a favor do Liverpool. E além do Southampton, os outros dois rebaixados também já estão definidos: Ipswich e Leicester. Assim, o que mais vale nesta reta final, são as quatro vagas restantes para a Champions League (afinal, uma delas já é do Liverpool). Lutam por esses lugares: Arsenal, Manchester City, Newcastle, Chelsea, Nottingham Forest e Aston Villa.
Phil Foden, do City, é bloqueado por Aribo, do Southampton Foto: Mike Hewitt/Getty Images
O primeiro tempo mostrou um Manchester City com muita dificuldade para encontrar espaços para finalizações que pudessem levar perigo ao Southampton. O lanterna, aliás — que tem uma média de mais de dois gols sofridos por jogo (já levou 82, sendo a defesa mais vazada da competição) — fez um bom trabalho defensivo. A ponto de o City, com sete finalizações, ter acertado apenas uma no alvo.
Assim, mesmo com 72% de posse de bola e sem sofrer nenhum risco defensivo (o único chute do adversário foi para fora), o placar seguiu em 0 a 0 até o intervalo. O quarteto ofensivo formado por McAtee, De Bruyne, Foden e Haaland ofereceu perigo apenas em uma cobrança de falta de De Bruyne. Mas que passou raspando.
Já no segundo tempo, com Doku no lugar de McAtee, o City foi um pouco mais incisivo nas jogadas pelos flancos, mas seguiu com extrema ineficácia ofensiva. Em 20 minutos, foram sete finalizações, mas apenas uma realmente perigosa. Guardiola lançou Savinho e o atacante Marmoush para a pressão total no fim do jogo. O brasileiro quase marcou, com Ramsdale fazendo grande defesa. Nos acréscimos, Marmoush mandou uma na trave. Enfim, não era dia do City.Mesmo com 26 a 2 em finalizações e 73% de posse.
Sábado (11/5) Southampton 0x0 Manchester City Ipswich 0x1 Brentford Wolverhampton 0x2 Brighton Fulham 1×3 Everton Bournemouth x Aston Villa – 13h30 Domingo (12/5) Newcastle x Chelsea – 8h Manchester United x West Ham – 10h15 Nottingham Forest x Leicester – 10h15 Tottenham Crystal Palace- 10h15 Liverpool x Arsenal – 12h30