oGol.com.br
·22 gennaio 2025
oGol.com.br
·22 gennaio 2025
A Copa do Nordeste, tradicional competição da primeira parte da temporada do futebol brasileiro, começou ontem com o duelo entre CSA e Confiança e tem grande parte dos seus confrontos de abertura nesta quarta-feira, 22. Na atual edição, a "Lampions League", como carinhosamente é chamada, contará com cinco clubes da primeira divisão do futebol brasileiro (número recorde) e ainda dois participantes que vão jogar a Libertadores.
Bahia, Ceará, Fortaleza, Sport e Vitória são os times da Série A que irão disputar a Copa do Nordeste. As equipes vivem bom momento recente após anos em baixa e o futebol nordestino aparece no seu auge. Nunca, considerando a disputa da primeira divisão com 20 clubes, cinco deles eram da região. Mais do que isso, as equipes da região também apresentam bom desempenho na elite, com Fortaleza e Bahia na Libertadores 2025.
Em meio a esse cenário, as cinco equipes aparecem como os principais postulantes ao título da Copa do Nordeste. O Fortaleza, atual campeão, larga na frente por conta do trabalho de longo prazo e bem estruturado por Juan Pablo Vojovoda. Na Libertadores, o Leão do Pici contratou nomes de peso, como David Luiz e Pol Fernández, além de fazer apostas em jogadores testados e aprovados.
Em seguida, o Bahia surge como potencial vencedor do título que não conquista desde 2021. Sob o comando do Grupo City, o Esquadrão segue fazendo altos investimentos e ultrapassou os R$ 100 milhões em reforços para essa temporada. O Tricolor tornou seu elenco maior e atacou deficiências, principalmente com a chegada de Willian José.
Ceará, Sport e Vitória aparecem em um patamar abaixo dos outros dois clubes. O Rubro-Negro Baiano monta um elenco promissor após reorganização das contas e participação na Sul-Americana. O Sport surpreende com compras milionárias, mas vale avaliar a assertividade dos nomes. Já o Ceará tem sido mais modesto e monta um elenco visando a sobrevivência na Série A. Para o Nordestão, pode ser suficiente.
O Ceará tem um bom passado recente e conquistou a Copa do Nordeste pela última vez em 2023. Já o Sport, vice em 2023, conquistou seu último título em 2014. O Vitória tem um jejum ainda maior e não levanta a "Orelhuda" desde 2010.
O principal azarão a atrapalhar o grupo dos favoritos é o CRB, que eliminou o Bahia na Arena Fonte Nova na semifinal do ano passado e perdeu o título para o Fortaleza somente nos pênaltis. O Galo chegou pelo menos nas quartas de final em sete das últimas nove edições.
Outras quatro equipes enfrentaram duas eliminatórias antes da fase de grupos e se classificaram. São elas: Juazeirense, Ferroviário, CSA e Moto Club. Outros clubes no certame são América de Natal, Confiança, Náutico, Sousa, Altos e Sampaio Corrêa.
Em sorteio da fase de grupos da Copa do Nordeste, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, apontou que a competição terá mais de R$ 50 milhões para serem distribuídos aos clubes. O valor é recorde da competição de maneira nominal. Além disso, após uma polêmica em relação a divulgação do regulamento geral, foi confirmado que o campeão do Nordestão segue com vaga assegurada na terceira fase da Copa do Brasil 2026.
Para a edição 2025, a Copa do Nordeste teve uma mudança no regulamento. As 16 equipes são divididas em dois grupos de oito, com cada time enfrentando os clubes do próprio grupo. Nos anos anteriores, o cruzamento era com equipes da outra chave. Com isso, a fase de grupos deixa de ter oito rodadas e passa a ter sete rodadas. A fase de grupos acontece entre 21 de janeiro e 26 de março.
A fase de quartas de final, inicialmente marcada para 4 de junho, será com enfrentamentos das equipes com os classificados do grupo oposto: 1º colocado x 4º colocado e 2º colocado x 3º colocado. A fase será em jogo único, com vantagem de mando para o time de melhor campanha. A semifinal, com data base 8 de agosto, segue o mesmo esquema de jogo único e mando de campo.
Já a final será disputada em jogos de ida e volta, com o último jogo na casa da equipe de melhor campanha geral na competição. A previsão é que os jogos aconteçam em 3 e 7 de setembro.