Revista Colorada
·7 gennaio 2025
Revista Colorada
·7 gennaio 2025
O Internacional fechou a contratação do volante Ronaldo, ex-Juventude, para reforçar o elenco em 2025. A informação foi confirmada após o jogador estar próximo de acertar com o Vitória, mas o Colorado entrou na disputa e conseguiu a sua assinatura.
Segundo o jornalista André Hernan, a escolha de Ronaldo pelo Inter se deu, em parte, pela confiança que o jogador tem no técnico Roger Machado, com quem trabalhou no Bahia, além de já estar adaptado ao Sul do Brasil.
Ronaldo, de 28 anos, foi revelado pelo Flamengo e passou por Atlético Goianiense e Bahia, além de uma breve passagem pelo futebol japonês. Em 2024, após ficar livre no mercado, foi contratado pelo Juventude, onde atuou em 13 jogos no Brasileirão, marcando 2 gols e 2 assistências.
Sua principal característica é a forte capacidade de desarme, com médias entre 2 e 3 desarmes por partida, além de uma boa presença no jogo aéreo. No entanto, sua principal deficiência é a propensão a cometer faltas desnecessárias, com uma média de quase 2 por jogo, além de alguns erros defensivos, como dribles sofridos.
O perfil “Por Fora das Quatro Linhas” fez uma análise detalhada do volante, destacando suas qualidades e limitações. Ronaldo é um volante típico, com bom passe curto e longo, mas com uma dependência do pé direito, o que o torna limitado em algumas situações.
Sua condução de bola é eficaz, mas seu estilo ainda carece de mais refinamento e precisão, principalmente na parte defensiva. A análise também ressalta que, sob o comando de Roger em 2019, Ronaldo teve uma movimentação significativa pelo lado esquerdo, o que pode indicar uma preferência do técnico por essa função.
Com um custo baixo e já com a confiança de Roger Machado, Ronaldo chega para ser uma opção de intensidade no meio-campo do Inter. Sua principal função será a de compor o elenco e trazer a agressividade característica de um volante, com a expectativa de evoluir em termos de precisão e controle defensivo ao longo da temporada.