MundoBola Flamengo
·7 febbraio 2025
MundoBola Flamengo
·7 febbraio 2025
Flamengo e Fluminense se enfrentam neste sábado (8), no Maracanã às 16h30, em partida válida pela nona rodada do Campeonato Carioca. O clássico marca o encontro entre um time rubro-negro que busca dar sequência ao ótimo início de temporada, e o rival tricolor já com a necessidade de se recuperar do começo de ano muito conturbado. Momentos distintos que estão explícitos números das equipes no Estadual
De um lado o Mengão chega com o melhor ataque e defesa da Taça Guanabara e está a uma rodada da liderança. Já o Fluminense apresenta os piores índices de gols feitos e sofridos, o que explica a oitava colocação e o risco das chances de classificação ao mata-mata caírem drasticamente na partida contra o Mais Querido. O Flamengo fez 17 gols e sofreu apenas 5 em sete jogos, enquanto o tricolor marcou 8 gols e sofreu 7 nas oito partidas que disputou pelo Carioca.
Vale destacar que os cinco gols sofridos pelo Flamengo foram com o time alternativo que disputou as quatro primeiras rodadas. Por outro lado, o elenco de jovens contribui com oito dos 17 gols feitos pelo Mengão no Estadual: três nos primeiros três jogos e goleada por 5 a 0 sobre o Bangu. A equipe principal assumiu a partir da quinta rodada e, desde então, o Rubro-Negro acumula três vitórias, nove gols marcados e nenhum sofrido. O último jogo foi a goleada também por 5 a 0 na Portuguesa, na quarta-feira (5).
O segundo melhor ataque do Carioca pertence ao Vasco, com 12 gols, seguido de Botafogo e Volta Redonda empatados com 10. Os oito gols feitos pelo Fluminense fazem do time apenas o sétimo com mais tentos marcados, o pior entre os quatro grandes. O rival rubro-negro está à frente apenas de: Nova Iguaçu (6), Portuguesa (6), Madureira (5), Boavista (5) e Bangu (1).
Dos oito jogos que disputou, o Fluminense fez dois ou mais gols duas vezes, marcou uma vez em três partidas diferentes e saiu zerado em nas outras três ocasiões. Um grande contraste para a campanha do Fla com tentos em todas as partidas até o momento. Não à toa o Rubro-Negro é vice líder com um jogo a menos e o tricolor está na oitava colocação com somente 10 pontos (2V, 4E e 2D).
Filipe Luís comandou, na manhã desta sexta-feira (7), o último treinamento antes de encarar o Fluminense. O treinador certamente utilizou a atividade para definir quem será o substituto de Nico de la Cruz no time titular, já que o uruguaio será desfalque por controle de carga. Existem diversas opções para o comandante, desde a entrada simples de um volante até a mudança do esquema tático da equipe.
Evertton Araújo e Allan são opções que não mudariam a formação dos últimos jogos. Filipe poderia manter Gerson mais avançado e os três atacantes. Outra possibilidade é recuar o capitão para a função de segundo homem do meio-campo e colocar Arrascaeta como titular, mas o Camisa 10 começou jogando contra a Portuguesa e participou apenas do treino desta sexta. Matheus Gonçalves e Danilo também não podem ser descartados como opções, ainda que a entrada do defensor signifique um esquema de três zagueiros.
Com essas muitas chances, um possível Flamengo para começar a partida contra o Fluminense é: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Gerson, Arrascaeta (Evertton Araújo); Plata, Michael e Bruno Henrique.