Leonino
·3 aprile 2025
Jorge Jesus a caminho do Brasil? Ex Sporting prestes a "abraçar desafio de uma vida"!

Leonino
·3 aprile 2025
Jorge Jesus pode estar prestes a dar o passo mais importante da sua carreira. O ex Sporting, atualmente no Al Hilal, surge como forte candidato a assumir o cargo de selecionador do Brasil, um desafio que, segundo o jornalista Rui Dias, pode ser o ponto alto da sua trajetória. “Está na iminência de abraçar o desafio de uma vida, não na rotina dos clubes, no profissionalismo puro e duro, avaliado a cada instante, mas no cenário curto, grandioso e esmagador de uma equipa nacional”, escreve Rui Dias no jornal Record.
O percurso de Jesus no Brasil já deixou marcas profundas. Na sua passagem pelo Flamengo, conquistou títulos e redefiniu o futebol do clube, quebrando preconceitos e deixando um legado que, segundo Rui Dias, mudou o jogo no país. “JJ tem o amparo de títulos relevantes num dos maiores clubes do mundo; de ter aberto mercado aos treinadores portugueses no Brasil e construído uma aura profética entre os adeptos.” Agora, pode levar essa revolução ao mais alto nível, mas com uma grande responsabilidade: manter viva a essência do futebol brasileiro.
O jornalista alerta para os desafios que o antigo técnico dos leões enfrentará caso assuma o escrete, especialmente a necessidade de respeitar a tradição do futebol arte. “A seleção brasileira é a reserva espiritual do futebol e, como tal, tem de ser respeitada.” Para Rui Dias, o técnico português deve encontrar um equilíbrio entre pragmatismo e espetáculo: “O papel do novo responsável é conjugar génio e pragmatismo; sustentar o caminho das vitórias com o estímulo ao espetáculo; valorizar magia, adorno e demais excentricidades, sem estar condicionado ao medo.”
Apesar do enorme prestígio conquistado no Brasil, Jesus pode enfrentar resistência dentro e fora de campo. A sua recente desavença com Neymar, no Al Hilal, não foi suficiente para afastar o interesse da Confederação Brasileira de Futebol, mas pode ser um fator a considerar. Além disso, a sua saída antecipada do clube saudita significaria abdicar do sonho de disputar o Mundial de Clubes. Ainda assim, Rui Dias acredita que Jesus tem nas mãos a possibilidade de concluir a transformação que começou no futebol brasileiro: “JJ deixou a meio uma revolução conceptual, ideológica e metodológica no Brasil. Tem agora a possibilidade de completá-la.”
Se a escolha da CBF recair sobre Jorge Jesus, o futebol brasileiro poderá estar à beira de uma nova era. O técnico português terá a missão de devolver à canarinha o brilho que a tornou lendária, “Se quiser só salvar a pele, pode aumentar a lenda manuseando argumentos importados, vencer será suficiente para a glória e ser considerado herói.”, afirma Rui Dias. O jornalista assume que não é necessário apenas ganhar, mas também respeitar e preservar a estética e a história do futebol brasileiro.