Leonino
·25 febbraio 2025
Marco Ferreira arrasa VAR do AVS - Sporting: "Tem de dar lugar a outro..."

Leonino
·25 febbraio 2025
O Sporting entrou em campo no passado domingo, dia 23 de fevereiro, em desafio que terminou empatado com o AVS. O jogo ainda está a dar que falar, muito por culpa das decisões de arbitragem que foram tomadas. Marco Ferreiro, antigo árbitro, e especialista do jornal 'Record', aproveitou o espaço de opinião no Record na Hora, no NOW, para abordar os erros de Fábio Veríssimo, árbitro principal, e de Manuel Oliveira, VAR da partida.
"Sim, é pertinente o segundo amarelo, acho que o próprio jogador tem noção. Já tinha sido perdoado um vermelho direto, e depois tem uma entrada destas. E aqui há dois erros: há o primeiro erro do Fábio Veríssimo: verifica que a primeira disputa de bola já é no limite, e depois o Diomande, na tentativa de recuperar a bola, acaba por ter ali uma entrada impetuosa e a pisar o adversário. Um erro do Fábio Veríssimo, que está bem colocado, mas não assinala nada", começou por explicar.
Prosseguiu: "E depois há outro erro, que é a entrada do VAR. Todos nós já percebemos que este tipo de situações são cartão amarelo, não há cartões vermelhos por pisões no pé. Isto é um exemplo normal de entrada negligente, que merece cartão amarelo. O Manuel Oliveira não tem , perante o protocolo, autorização para intervir em situações de amarelos. E isto confirmou-se com a decisão final do Fábio Veríssimo", deixando, então, duras críticas à dupla de arbitragem.
Manteve esta ideia, de seguida: "Dois erros, um do Fábio Veríssimo, outro do Manuel Oliveira, mas que na verdade vêm defender a verdade desportiva, porque o Diomande devia ter sido expulso. Mas abre-se um precedente perigoso, porque em todas as situações de segundo amarelo, todos os treinadores e equipas vai ter legitimidade para pedir intervenção do VAR. O conselho de arbitragem tem de punir Manuel Oliveira, porque não pode violar o protocolo desta forma".
Por último, partilhou o que, na sua opinião, seria um castigo justo para o VAR da partida: "Em situações destas, que é gravíssimo, o Manuel Oliveira não tem condições, não fez o que está estipulado, e tem de dar lugar a outro, na minha opinião", rematou Marco Ferreira.