Gremistas
·26 aprile 2025
Os bastidores do Grêmio na contratação de Felipão

Gremistas
·26 aprile 2025
Na noite da última sexta-feira (25), o Grêmio confirmou oficialmente a contratação de Luiz Felipe Scolari, o Felipão, como novo coordenador técnico do clube. Após diversos dias de conversas e negociações, a direção tricolor chegou a um acordo sobre os termos do negócio e alinhou junto ao ídolo o projeto que será desenvolvido a partir de sua chegada.
Entretanto, até o acerto, foram necessários muitos ajustes e inclusive mudanças no planejamento inicial do Grêmio para a contratação de Felipão. A escolha por Mano Menezes para o cargo de treinador também foi algo conversado e analisado entre as partes antes do anúncio oficial.
Pelo lado do Grêmio, o desejo de ter um coordenador técnico no clube é antigo. O atual presidente, Alberto Guerra, estabeleceu como uma de suas promessas de campanha a contratação de um profissional nesta função. Entretanto, desde o início de 2023, o clube não havia efetuado uma contratação para este cargo.
Já pelo lado de Felipão, existiam dúvidas sobre o aceite da proposta por questões familiares. Este foi o motivo inclusive do ídolo gremista recusar propostas anteriores e decidir ficar mais tempo com sua família. Mesmo assim, Felipão chegou a um acordo com o clube para se dedicar a este novo papel, que será exercido pela primeira vez em sua trajetória no Grêmio.
Internamente, existe a avaliação no clube de que, um dos motivos que dificultou o trabalho do antigo treinador, Gustavo Quinteros, foi a dificuldade de entendimento do contexto e a falta de um elo entre os atletas, o ambiente do clube e a nova comissão técnica. Por isso, a ideia é, com Felipão, dar maior respaldo e peso para o Departamento de Futebol.
Oficialmente, o Grêmio não deu detalhes sobre a situação contratual de Felipão, como um prazo para o vínculo ou detalhes específicos da sua função.